O presidente da OAB de Eunápolis o advogado Dr. Alex Ornelas, recebeu na manhã desta 5ª feira 27/07, o presidente da OAB de Feira de Santana, que embora tenha vindo à cidade por motivos particulares, ainda teve tempo de visitar o confrade, que, diante da entidade de Eunápolis tem realizado um excelente trabalho jurídico-social, como disse o advogado Dr. Marcus Carvalhal.
Ações que tem sido implementadas aqui, tem sido alvo de atenção por todo os estado e, repercutido muito favoravelmente, tais como: OAB nas escolas, interação com o MP na busca de soluções sociais, trabalho jurídico em relação ao aumento do salário de vereadores, uma equipe para acompanhar todas as seções do legislativo eunapolitano, na defesa da mulher contra as agressões pessoais e assim por diante.
Dr. Marcus Carvalhal, disse que o mesmo trabalho tem sido feito em Feira de Santana, e por isto sabe o quão é difícil conscientizar a sociedade que este trabalho precisa muito do apoio popular, Por outro lado quanto a violência, em uma cidade de pouco mais de 700 mil habitantes, e esta violência toda está ligada ao tráfico de drogas e armas e que opor ser uma cidade de entroncamento rodoviário, o combate neste setor é muito mais difícil mas que esta violência não atinge ao cidadão de bem.
Quanto a crise do judiciário, atinge a toda a região, pois na justiça do trabalho são mais de 60 comarcas e na justiça federal mais der 100 comarcas.
Dr. Marcus, muito simpático recebeu a equipe do rota51.com com muita presteza e, disse que mesmo à distância, os trabalhos realizados por estas subseções, tem um ponto de igualdade, quando a sociedade e as pessoas mais simples, tem um apoio incondicional da entidade e por isto, ele tem tido apoio até mesmo das oposições, pois tem visto na equipe de trabalho da referida subseção, o sentimento de um trabalho que dignifica não só a ordem, mas também seus 2000 mil inscritos fora os flutuantes, ou seja de outras cidade que ao chegar em Feira de Santana, tem coo referência o trabalho realizado pela OAB local.
Quanto ao processo político nacional, Dr. Marcus disse que seu pensamento é o mesmo de praticamente todas as OAB’s do país inteiro, em busca de uma maior unidade nacional e, o brasileiro precisa disto, justiça, saúde e segurança. E como todas as demais, é totalmente contra o fechamento de comarcas, pois deixam o cidadão, sem uma maior proximidade da justiça, tendo muitas vezes viajar para ter o seu direito reconhecido e muitas vezes até com dificuldades para patrocinar a própria viagem, e que o grito pela justiça à cidadania é: “nenhuma comarca a menos”; e o que prejudica o trabalho é a falta juízes, e serventuários, com isto a justiça fica prejudicada, deixando o cidadão perdido em suas próprias esperanças.
De acordo com as informações, um relatório inforgráfico e analítico do CNJ, existe na Bahia, um déficit de 231 juízes e mais 25 mil serventuários, e de acordo com, esta informações a Bahia é o 2º pior estado do Brasil no setor e, de acordo cm Dr Marcus, em Feia de Santana, o juizado da Fazenda pública tem hoje 45 mil processos e apenas um, juiz e 4 serventuários, o que determina uma grande morosidade da justiça na referida área judicial.
.