Alcançando grandes resultados desde seu primeiro ano de execução, o Projeto EUNAFITA da Secretaria de Saúde de Eunápolis, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação, retomará suas atividades no mês de setembro. Mobilizando toda a comunidade escolar municipal, o Projeto retornará entre os dias 01 e 15 de setembro.
Realizando antropometria (medida do peso e altura), avaliação nutricional e verificação da situação vacinal de todos os alunos da rede pública municipal de ensino, de forma a cumprir as condicionalidades estabelecidas pelo Programa Bolsa Família (para os beneficiários) e Programa de Saúde na Escola, o Projeto permite ao município traçar o perfil nutricional de todos os alunos da rede e atualizar seus cartões de vacina.
De acordo com o Secretário de Saúde, Mario Gontijo, este ano a coordenação do Projeto implantou uma nova estratégia, onde serão incluídos o educador físico ou o profissional responsável pela disciplina de educação física, para aferição do peso e altura dos alunos, não interrompendo assim o fluxo de aula dos alunos, não atrasando conteúdos e tendo retorno mais rápido dos dados. Além de todas estas ações, estão sendo feitas orientações e distribuições de materiais impressos, balanças e fitas métricas para uso do educador físico nas escolas.
“As equipes de saúde visitarão todas as escolas com o prazo de uma semana para realizar o calculo do IMC (índice de massa corpórea) e avaliação nutricional”. Os alunos com vacina atrasada e alteração nutricional serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde para atualização da caderneta de vacinação, atendimento médico, e se necessário encaminhamento para referência pediátrica e nutricional dentro da própria rede municipal. “Além das crianças, os pais identificados com necessidades de saúde serão notificados por meio de avisos, e também participarão de grupos educativos para orientação nas escolas com profissionais especializados”, contou Gontijo.
EUNAFITA – O Projeto EUNAFITA já acontece desde o ano 2013, e sua dinâmica de trabalho é reconhecida nacionalmente. O Projeto foi premiado como experiência exitosa pelo Ministério da Saúde e apresentado na Mostra Nacional de Atenção Básica em Brasília, provando que o cuidado compartilhado da saúde, educação e assistência social produz bons resultados.
Por: SECOM-PME