Percursos informativos da RAPS, rede de Atenção psico Social, é o trabalho que está sendo feito, com as responsáveis pelo setor de atenção básica da secretaria de saúde de Eunápolis.
O curso esta sendo ministrado pela psicóloga Bárbara Bela Urban, psicóloga de rua, que atende aos moradores de rua e já conhece as várias nuances de cada um desses moradores, outra participante é a Assistente Social Letícia Rosa da Silva que atende no CAPS II e, juntas, procuram apresentar o máximo para que estes atendimentos sejam feitos dentro de um padrão requerido pelo Ministério da Saúde, na busca de melhorar atendimento aos moradores de rua, que segundo Bárbara, tem a sua própria modalidade de vida e só acreditam em suas próprias convicções e, por isto é difícil conseguir a atenção deles e, eles só atendem às determinações, depois de ganharem a confiança das pessoas, e é por isto que existe uma dificuldade muito grande em conseguir que eles atendam a todas as solicitações e obedeçam às pessoas que que na realidade, só querem cuidar deles, é um questão de atenção e crédito.
Depois das palestras haverá uma oficina de treinamento para toda a rede, principalmente da saúde mental e, a atenção básica buscando induzir a rede, a dar atendimentos específicos à saúde mental. A reportagem do rota51.com interpelou a Dra. Bárbara, exatamente pelo fato de Eunápolis ter muitos moradores de rua, que na realidade não são daqui, mas são trazidos de outras cidades e jogados na cidade e das pessoas que sofrem das doenças mentais, Dra. Bárbara respondeu que antes de tudo pé preciso que eles confiem nos agentes, pois eles acreditam em suas próprias convicções e é muito difícil conseguir deles a atenção necessária para que tudo aconteça dentro dos padrões de saúde que a própria saúde requer. A Dra. Bárbara trem o seu QG no Embu das Artes em São Paulo e reúne experiências das mais diversas e por isto é sempre chamada para dar cursos nesta área específica, já que ela coordena um equipe que trabalha especificamente nas ruas, cuidando destes moradores sem família e que faz dos outros seus verdadeiros familiares. A nutricionista Sabrina e o vereador Lucas Leite, este sempre presente em todos os acontecimentos públicos da cidade.
Este envolvimento está sendo ministrado para todos os profissionais da área, que se envolvem com os moradores de rua, e faz de tudo para que eles saiam desta rotina ou que pelo menos procurem e aceitem a “casa pop” como um ponto de abrigo, para que deixem as ruas e a vida de mendicância, nos mercados de marquises da cidade.
FOTOS: Pbarbosa