Depois da abertura convencional de todas as sessões, começaram os discursos no pequeno expediente, quando falou o vereador Jota Batista, sobre o seu pedido de documentos, que mostrassem a transparecia dos documentos das empresas que participaram das licitações do lixo, do transporte escolar e da compra de medicamentos, este pedido tem como prevenção dos desvios de verbas, principalmente de licitações fraudulentas que levaram a polícia federal a desencadear a Operação Fraternos, como o afastamento de Robério Oliveira, sua esposa Cláudia Oliveira e seu cunhado Agnelo Santos, Prefeitos da denominada Costa do Descobrimento.
O pedido do vereador Jota Batista, se refere aos processos 084/18; 011/18; e 295/17 e sobre tudo á contratação emergencial da empresa de limpeza da cidade, com gastos de mais de 1 milhão e 500 mil, sendo que prefeitura ainda se encarrega do pagamentos dos garis, Jota Batista disse que para estes desvios não existe uma comissão de pessoas e, sim, uma começão desenfreada (?).
Já no 2º expediente, Jota Batista voltou á carga, dando conta de que, os desvios financeiros da prefeitura, são para financiar as campanhas políticas e, falou de uma denuncia da prefeita de Jucuruçú em um show de Amado Batista no valor de R$ 500 mil reais, Jota Batista disse que isto tem que parar, pois já se tornou uma esculhambação e que o povo já não aguenta mais isto. Jota Batista descreveu mais um absurdo em relação às licitações, dizendo que: a empresa que irá fazer o São João, já ganhou a licitação que vai ser feita no próximo dia 13/06, já que a mesma empresa já está fazendo os atuais festejos, indicando mais uma licitação viciada e, que no próximo dia 11/06, vai haver a licitação dos medicamentos. Denúncias estas que o MP está de olho, como falou o vereador, chamando a atenção dos promotores para mais estas licitações que tendem a ser mais um vez, fraudulentas.
O vereador Jurandir leite abordou vários temas em seu discurso, todos dentro de um parâmetro de denúncias, a começar pelos ônibus escolares, mas o que mais chamou a atenção foi o afastamento de um servidor de mais de 30 anos, quando disseram para o Sr. Valmir que simplesmente a partir daquele dia, ele poderia ir para sua casa, Valmirzinho como é conhecido, é o responsável pelo setor de comprar e com certeza, em seu lugar vai entrar uma outra pessoa que satisfaça os desejos do “rei”, pois quem não faz o que ele manda, tá foram, mesmo sendo concursado e denúncias não faltam. De acordo com quem conhece Valmirzinho, foram 30 anos de trabalhos sérios e honestos, tudo isto jogado fora, pois só a caneta do prefeito tem tinta, as demais só servem para enfeite. Ouçam o discurso do vereador Jurandir leite:
https://www.youtube.com/watch?v=W2PYSYDm2_0&feature=youtu.be
Jurandir Leite, falou sobre a reforma da escola do distrito de Gabiarra, com os gastos e nem as telhas foram trocadas, somente as quebradas, as antigas de barro foram novamente reutilizadas, em outro assunto, ele defendeu a sua chefe de gabinete, quando se trata de uma pessoa preparada, competente, graduada em letras e administração de empresas e, que ela não precisa ficar no gabinete , pois quando ele precisa de relatórios, orientação, ou até mesmo de conselhos, ele vai até a sua residência, o que torna o assunto de total particularidade e que ela, vai continuar sendo a sua assessora parlamentar de alta confiabilidade e competência, o vereador Jurandir Leite, mostrou-se de uma personalidade muito grande ao enfrentar de pé e de frente este ataque que já nasceu morto, o que diferencia, as denúncias que sendo feitas e, que vão continuar existindo.
O vereador Ramos filho, voltou ao ataque, quando mais uma vez, valou sobre o transporte escolar, dando conta de que os alunos da Unesulbahia, vão ficar muito prejudicados sem este transporte, já que muitos aluno já fazem de tudo para pagar seus estudos e não suportaria, pagar também o transporte e, que o município o pode muito bem arcar com mais esta despesa, que não é tão grande assim.
Depois Ramos Filho, fez um retrospecto a era de Jesus Cristo em relação à uma doença chamada “lepra”, pois quando uma pessoa era afetada, ela era colocada em uma gruta para morrer, pois além de contagiosa era uma doença incurável, mas que hoje ele se sente assim, quando solicitou ao secretário de Saúde que fosse até a CME para dar explicações sobre a sua pasta, como falta de medicamentos, falta de médicos e o secretário Rodrigo Kuada, seria a pessoa adequada a dar as devidas explicações, mas deu desculpas a, não veio e nem, teve o respeito para com a CME, seus vereadores e ao povo, enviando um ofício marcando uma nova data. Porém, o presidente da CME Paulo Brasil, explicou que na próxima semana, a secretária de ação social a Dra. Margot Kunzendorf vai estar falando de sua secretaria e um novo convite vai ser feito, pode ser que o secretário de saúde resolva e faça coro ao convite. Ouçam o discurso do vereador Ramos Filho:
https://youtu.be/bIbp8YzLkd0
O vereador Jorge Maécio, usou a tribuna e em detrimento à solicitação do vereador Jota Batista, sobre o pedido de informações sobre as empresa participantes das licitações, o vereador Jorge Maécio disse que o vereador Jurandir Leite, já havia feito um pedido e que as informações poderiam vir juntas, mas o que Jota Batista pediu, foi totalmente diferente do pedido do vereador Jurandir. Jurandir Leite pediu informações sobre o patrimônio da prefeitura, que vai desde uma mesa quebrada até os carros que Neto Guerrieri deixou a disposição do município, pedidos totalmente diferentes. Mas como Jota Batista havia feito um requerimento, em sua argumentação, o vereador Jorge Maécio, não satisfeito com as explicações do seu colega de bancada, Jorge Maécio, deixou que o requerimento de Jota Batista, foi mantido para votação e aí o prefeito sofreu a sua 2ª derrota, porém este é assunto para uma matéria especifica.
Nova Sessão da CME, na próxima 5ª feira, 07/06, ÁWS 08 hs e 30m, na sede da CME av
Artulino Ribeiro, bairro Dinah Borges.