Diz ainda que o STR e a FETAG são instituições que estão alinhadas com o Governo Ruy Costa (PT). Numa parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Eunápolis com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG) da Bahia e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), essas famílias recebem o financiamento rápido para a implantação de tanques para criar peixes de espécies de alta procura comercial.
As mais de setenta famílias do Assentamento Aristeu Carvalho Lisboa, no Município de Eunápolis, estão sendo contempladas com um pacote de produção que impulsionará a economia familiar desses agricultores e agricultoras que há anos de dedicam a produção de diversos alimentos.
A informação é de Wellington Santos, sindicalista e assessor da FETAG na região extremo sul, explicando que trata-se da aplicação de um plano de desenvolvimento local denominado PDP. Segundo ele as famílias do Aristeu já produzem tradicionalmente muita mandioca e aipim, batata doce, bananas, abóbora e agora passam a se dedicar, também, à horticultura. Ele diz que enquanto as políticas públicas não chegam o Sindicato, a FETAG e o BNB se unem e fazem a diferença nos espaços da produção.