
Passando por cerca de 300 cidades brasileiras, em maio de 2016 a tocha olímpica começará a percorrer o Brasil até chegar ao Rio de Janeiro para a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Reafirmando sua importância no cenário estadual, Eunápolis integra esta honrosa lista e será uma das 26 cidades baianas a terem os olhos do mundo voltados para a passagem da tocha olímpica em seu solo.
De acordo com o secretário de Esporte, Davi Matos, a previsão é que a tocha olímpica passe por Eunápolis no dia 20 de maio de 2016, sendo conduzida por, em média, 17 eunapolitanos, por cerca de 200 metros cada um. Além do revezamento, durante o percurso haverá um momento de celebração na Praça da Bandeira, onde a tocha olímpica poderá ser apreciada pela população eunapolitana.
Ainda segundo o secretário, a escolha dos condutores é feita exclusivamente pelo Comitê Rio 2016 junto aos patrocinadores do evento que são a Coca-Cola, o Bradesco e a Nissan. “As inscrições e indicações devem ser realizadas via internet até o dia 15 de outubro, exclusivamente, nos sites www.issoeouro.cocacola.com.br; www.quemseatreve.com.br; www.revezamentobra.com.br. Esperamos contar com a participação da população, inscrevendo-se nos sites ou indicando figuras de nossa terra que representem a cidade“, explicou o secretário.
Seguindo determinações do Comitê Rio 2016, o critério de seleção é possuir idade mínima de 12 anos e estar alinhado ao conceito do evento, ou seja, ser uma pessoa que de alguma forma use seu tempo para realizar algo que impacte positivamente a comunidade. Nos sites dos patrocinadores os candidatos encontram a forma de inscrição e os documentos necessários.

A Tocha Olímpica – Carregada de cores, símbolos e movimentos tipicamente brasileiros, a tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 está repleta de tecnologia e referências às riquezas naturais e culturais do Brasil. Durante 100 dias, a tocha percorrerá cerca de 20 mil quilômetros, passando pelas mãos de 12 mil condutores. O percurso será iniciado no dia 03 de maio, em Brasília, e concluído em 05 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento da rota é realizado em uma parceria dos governos municipais, estaduais e federal, além do Comitê Rio 2016 e os patrocinadores do revezamento, que decidem o trajeto e os condutores.
Na Bahia, a tocha passará ainda por Salvador, Camamu, Capim Grosso, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamarajú, Itambé, Itapebi, Itapetinga, Itororó, Ituberá, Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão Jacuípe, Santa Cruz de Cabrália, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
DA REDAÇÃO: A redação do rota51.com, há pouco mais de 1 ano, publicou uma matéria onde o diretor Legislativo da Câmara Municipal de Eunápolis, Milton Guerreiro, participou e foi medalhista em uma das ultimas edições da famosa corrida de “São Silvestre” em São Paulo, onde também correm vários nomes internacionais, a saber que este atleta inclusive, foi inclusive homenageado pela Câmara Municipal de Eunápolis, por isto achamos que seria o nome ideal para esta homenagem.