O Desembargador do TER-BA, Dr. José Edivaldo Rocha Rotondano, e o prefeito Robério Oliveira, estiveram na manhã desta 6ª feira 19/05, no salão nobre da Câmara Municipal de Eunápolis, assinando convenio para implantação total do sistema de biometria eleitoral, que dará uma maior segurança aos pleitos eleitorais na cidade, região e em todo Brasil.
Os discursos começaram com o presidente da CME o vereador Paulo Brasil, que além das boas vinda, colocou a casa de leis agora sob sua responsabilidade, à disposição do tribunal eleitoral, para os trabalhos devidos e necessários da justiça eleitoral, a saber que, é desta casa de leis que partem as maiores e principais decisões do município, partem desta casa de leis. Paulo Brasil ressaltou que a importância deste evento, é algo inusitado na região e por isto, precisa do apoio de todos, para que as próximas eleições, tenham um conteúdo significativo de eleitores nas urnas.
Na sequência falou o MM juiz eleitoral Dr. Roberto Freitas, dizendo que Eunápolis é uma das primeiras cidades brasileiras a receber a implantação do sistema biométrico e, que hoje o cartório eleitoral de Eunápolis conta com 25 estagiárias, funciona das 07 às 17hs, realizando aproximadamente 300 atendimentos por dia, sendo que este atendimento deverá ir até o dia 20/12, pois a região de Eunápolis com aproximadamente 80 mil eleitores, apenas 13.555 eleitores, perfazendo um total de 17,49% realizaram o recadastramento de biometria e, a divulgação desta situação de recadastramento, terá de atender a todos da região, pois quem deixar para a última hora, e não realizar o recadastramento, terá seu título anulado e poderá sofrer sanções decorrentes do seu não recadastramento.
A coordenadora do projeto “eleitores do futuro”, Adriana Passos, da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, disse que, o TER orientar escolas e demais entidades, no caso de Eunápolis, ela esteve com as diretoras das escolas Anésia Guimarães e Humberto de Campos no sentido de orientar como funciona o recadastramento e o que o órgão pode fazer pelas escolas, isto com a orientação da diretora do segmento escolar Patrícia Cerqueira. Segundo Adriana, a escola judiciária, tem recebido visitas de universitários, para esclarecimentos, e que o TRE tem uma revista, a POPULUS, que está na página EJE do TRE.
O prefeito Robério Oliveira, ao falar destacou a importância do evento e do assunto tratado, dizendo que esta é uma situação que não pode permanecer como está, é um ato de cidadania e, que se for possível, poderá colocar carros de som nos bairros e distritos, para um chamamento total do eleitor, para que ele possa vir se recadastrar, já o desembargador, disse que se for necessário, os juízes eleitorais poderão colocar postos nos bairros, porém, ele não sabe que em Eunápolis, talvez seja a cidade com o pior provimento de rede de internet, é isto causa problemas até mesmo no cartório eleitoral da cidade, talvez seja a falta de concorrência de uma empresa de telefonia institucionalizada, a empresa Oi, não presta um serviço de qualidade, isto é um alerta para o Ministério das Comunicações, outorgar outra empresa para esta prestação de serviço. Prefeito Robério, nesta oportunidade mostrou-se solidário à necessidade do recadastramento e disse estar à disposição, para que a situação se normalize rapidamente, perfazendo o total eleitoral totalmente recadastrado.
Logo após os discursos, o Desembargador Dr. José Edivaldo, mais o prefeito Robério, assinaram a parceria para que até o prazo final, todos os eleitores da região possam estar recadastrados.
Este evento teve o registro de 103 fotografias.