Este homem é Alcides Lacerda, ele fez a sua história de várias formas, ferreiro, carpinteiro, escritor, o único que lançou de uma só vez, mais de 30 livros, ou seja, lançou mais de 30 títulos de uma única vez e, deveria estar no “guines book”, mas acabou sendo prefeito de Santa Cruz Cabrália, quando Eunápolis ainda não era Eunápolis, mas, que pertencia em parte a Cabrália e em parte Porto Seguro.
Recebi deste, em sua residência, alguns de seus livros, devidamente autografado e outro, autografado, pela prof.ª Cristina Góbiras Lacerda, cujos exemplares, fazem parte da minha pequena biblioteca.
Quem fala de Alcides Lacerda, o mineiro bom de prosa, que chegou a ser perseguido, mas não fugiu aos seus intentos e que a sociedade de hoje, conhece pouco, conhece pouco porque, durante a sua vida política, como todo bom mineiro, nunca teve a justiça no seu encalço, o desvio de verbas, nunca fez parte do seu intento político, e por isto, faz a diferença.
A última tocha olímpica que passou por Eunápolis não foi a primeira, a primeira foi recebida por Alcides Lacerda, as fotos em preto e branco mostram isto, fotos antigas mostram as casas antigas, a praça da matriz, as escolas, incluindo escola de datilografia, que hoje nem existem mais, Alcides Lacerda, foi u prefeito além do seu tempo, fez história que o tempo não apaga nunca.
Na busca de mostrar jornalisticamente os nomes proeminentes da sociedade eunapolitana, o rota51.com, mas que nasceu “eunanoticias.com”, o site, sempre se mostrou propenso a mostrar um caminho diferente, e este caminho, nos leva hoje a falar de Alcides Lacerda, homem que pela sua postura, deixa hoje, o legado de suas ações, atitudes, trabalho e sobretudo muita humildade.
Querem saber mais? Ouçam a história contada pela Prof.ª Cristina, que por sinal, quando foi secretária de educação, tive a felicidade de lecionar a matéria “língua inglesa” sob seus auspícios, e é desta forma, que mostramos a originalidade do eunanoticias.com, criado em 16/05/2006, hoje rota51.com, sem cópias e sem subterfúgios, é assim que se conta histórias.
Muito boa a reportagem. Contando um pouco da história de Eunápolis.