Ainda é possível ver, em alguns bairros da cidade, urubus, furando sacos de lixo buscando se alimentarem, é comum e visível ver, sacos de lixo furados, com o lixo se espalhando pelas ruas e o mal cheiro dominando o ambiente.
É que existe uma recomendação que para acabar com os urubus nas ruas e praças, que os moradores colocassem os sacos de lixo, depois das 18hs, pois é quando o carro do lixo começa a circular, e recolher todos os sacos, mas muita gente ignora e, coloca o lixo na rua mais cedo, causando uma enorme bagunça, gente sem, cultura faz isto.
No centro da cidade, as lixeiras estão todas quebradas, existe somente o suporte para os recipientes, onde os garis colocavam os sacos plásticos a serem recolhidos, hoje todo mundo joga lixo na rua, porque o vandalismo desenfreado, quebrou todas as vasilhas colocadas para manter a cidade limpa. Estas lixeiras foram colocadas no governo anterior de Robério Oliveira, foi um gasto do municipio para ajudar a manter a cidade limpa, depois veio o governo de Neto Guerrieri, algumas lixeiras que haviam sido criminosamente quebradas, Neto repôs todas elas, e agora a cidade está sem nenhuma, exceto algumas poucas lixeiras ecológicas que estão sendo colocadas em locais estratégicos, como as de plástico não resistiram ao vandalismo, agora estão colocando de metal.
Poder-se-ia colocar lixeiras ecológicas, como existem em algumas cidades, mas Eunápolis ainda não está preparada para isto, alguns particulares em ruas adjacentes à Av. Porto Seguro, colocaram lixeiras de ferro, mas algumas estão empenadas, demonstrando que já tentaram quebra-las e não conseguiram.
É falta de educação, civilidade, cultura, pois este tipo de educação nasce dentro da própria casa, mas, aí entra a devoção política, uns são de um candidato, outros pertencem a outro grupo, e assim vai, mas ninguém lembra que estes gastos partem do bolso de cada um, pois cada bala ou pacote de feijão que são comprados, ali está uma parcela do dinheiro do eunapolitano, e aí falta escola, saúde e segurança, os “reis’ já não gostam muito disto, para não ficarem sem o que servir de motivo para campanhas sujas, obscenas, enganadoras, hipócritas e medíocres, o povo ainda ajuda, aí é que junta a fome com a vontade de comer, ou seja, desviar a grana, é mais fácil do que empregar a grana.
Mas os ferros continuam no mesmo lugar, a espera de que, mais dia, menos dias, novas lixeiras venham ser colocadas, para ajudar o povo a manter a cidade limpa.