E não é só de celulose não, o Brasil é autossuficiente em todos os sentidos, e pelo que foi dito pelos palestrantes, o que faltou foi honestidade em gerenciar o potencial econômico brasileiro e a sua importância para ao resto do mundo.
Falou-se muito em eucalipto, para a fabricação de celulose e o abastecimento mundial de papel, quando o Brasil produz, muita celulose e até energia verde para vender a outras empresas. Todos os demais palestrantes, falaram de seus empreendimentos como agricultores parceiros da Veracel, e se mostraram muito otimistas em relação ao futuro, porém antes da fala do presidente da empresa, muitos parceiros foram homenageados pelas suas participações e parcerias, incluindo a secretária de agricultura, Eliane Menezes.
O Brasil, está diante de um quadro, em que os produtores foram chamados de “fascistas” e, mesmo sabendo que a pecuária, a agroindústria, exporta mais alimentos do que se imagina. Uma novidade em eventos deste porte, é que ao cantarem o hino nacional, ele foi trduzido em “braile” para todos os presentes. Os palestrantes, altamente competentes no que fazem, disseram que parte da culpa de tudo isto é da imprensa que não mostra a realidade brasileira, por uma questão de politica e, diante destas declarações, grande parte do brasileiro não sabe o potencial que é o país em que vivem, mas quem fala desta situação é o ex deputado federal, Jose Carlos Aleluia, que viveu esta situação durante seus mandatos, mas como não podia se sobrepor aos demais, passou a fazer parte de organismos, que ajudam o Brasil produzir, e mostrar ao mundo a sua autossuficiência, vejam a entrevista de Paulo Barbosa com o ex deputado:
Falaram ainda o secretário de desenvolvimento Arnaldo Vianna, que representou a prefeita Cordélia Torres, falou também Jeandro Ribeiro representando o governo da Bahia, Lucas Sena representantes dos produtores de agricultura, e ao final, falou o presidente da Veracel Celulose Caio Zanardo, que na realidade fez um demonstrativo do que é a Veracel Celulose em relação a sociedade.
O presidente da Veracel Celulose, Caio Zanardo, depois concedeu com exclusividade uma entrevista ao jornalista Paulo Barbosa do rota51.com: