No início a casa não estava tão cheia assim, mas com o passar das horas, chegaram os agentes comunitários de saúde e endemias e, aí o plenário ficou cheio, porém o que dá pra se notar, é que o público, está mais confiante nesta formação da câmara do que na anterior, espera-se que continue assim, e pelo que pode notar, os projetos são simples, mas voltados par a cidade e região, o que se pode melhorar, são os assessores, que comessem a olhar mais pela cidade e passar as informações corretas aos seus empregadores.
Ao iniciar a sessão, o presidente Valdiram Marques, solicitou a todos que ficassem de pé, para a oração do PAI NOSSO. Em seguida o diretor legislativo Milton Guerreiro leu a ata da sessão anterior que foi analisada por todos os edis e posteriormente aprovada.
Logo em seguida o primeiro secretário Pedro Queiros, leu a Ordem do Dia, e de tudo que seria votado nesta sessão de 13/02, aí sim, foi feito o intervalo regimental.
No pequeno expediente, o vereador tem um tempo para mostrar o seu projeto, indicação ou requerimento, sem poder falar de outro assunto, e neste dia, o vereador Rogério Astória iniciou falando do seu projeto sobre a pintura das cores do município, em que os órgãos públicos teriam de ser pintado com as cores oficiais da bandeira, e logo em seguida abordou um requerimento, solicitando da administração, a disponibilização de um site oficial, onde todas as contas, gastos e movimentações financeiro-administrativas, estivessem disponíveis aos munícipes.
Ademir Freire, solicita da administração que construa um posto de saúde na região de Terra Bahia, zona rural de Eunápolis, que visa beneficiar a várias comunidades rurais deste município.
Outro que usou o pequeno expediente foi o vereador Negão da água, que falou da indicação dos semáforos, para arrumar alguns pontos obscuros de travessias da cidade, colocando semáforos, mas referidas travessias consideradas de trânsito perigoso, logo em seguida abordou um tema importante, que seria, o prefeito Robério Oliveira fizesse gestão junto ao governo do estado, para cessão do antigo Fórum da cidade, que já foi Dr. Mario Albiane, mas como pessoas vivas não podem nominar espaços público, o antigo Fórum, seria cedido para a instalação de órgãos municipais, a sugestão é que seria para a secretaria de educação e da saúde, o que economizaria, um aluguel, alto, aumentando a despesa da prefeitura, com aluguéis não tão baratos assim.
Jorge Maécio, falou do seu requerimento, que solicita do governo municipal suplementação nutricional, para atender as demandas de pessoas portadores de doenças, tais como hanseníase, tuberculose, HIV, dentre outras, para que estas pessoas possam, ter um tratamento de saúde devidamente acompanhadas de uma alimentação condizente com a sua saúde. Jorge Maécio, ainda abordou o tema dos agentes de saúde e endemias, indicação feita anteriormente em 2024.
Saulo Cardoso, abordou a situação do bairro Juca Rosa, pedindo uma maior atenção à praça do bairro, e nominou todos os comerciantes que se sutam ao redor da referida praça, e que esta precisa de uma maior atenção para melhorar o comércio do referido bairro, dando uma melhor visibilidade, não só para os moradores do bairro como também dos visitantes, Saulo Cardoso, com esta indicação fez mais que os dois vereadores anteriores eleitos pelo bairro, que nunca abordaram sequer uma melhoria para o bairro, o que precisa agora, é Saulo visitar a feira pela manhã em um domingo e conversar com açougueiros e peixeiros, que querem uma melhoria de
trabalho para eles, e que já foi tema de uma matéria do rota51.com, matéria esta publicada no dia 26/01/2025
Mais uma visita ao bairro Juca Rosa e a uma das maiores feiras da cidade.
O presidente da Câmara de Vereadores, Valdiram Marques, apresentou uma indicação solicitando ao chefe do executivo que faça uma reforma na praça da Matriz, pois a mesma, onde se realiza, a feira de artesanato, atualmente está sendo tomada por moradores de rua, por outro lado fez uma alusão aos agentes de saúde e de endemias, dando conta de que eles, terão todo apoio da CVE.
Já no grande expediente, os mesmos vereadores retornaram ao plenário defendendo seus requerimentos e abordando outros assuntos que poderão ser indicações ou projetos nas próximas sessões.
Todos os requerimentos apresentados nesta sessão, foram aprovados, de acordo com, as postagens nesta edição.
Próxima sessão, na próxima 5ª feira dia 20/02/2025, às 08:30m, na sede da CMV, av Artulino Ribeiro 549, bairro Dinah Borges…