A Polícia Civil de Eunápolis, sob a direção do DEPIN e DIRPIN SUL/SUDOESTE, com apoio das Coordenadorias Regionais de Teixeira de Freitas, Jequié e Vitória da Conquista, bem como do CATI CENTRAL e DRACO/CONQUISTA, deflagrou ações de Polícia Judiciária, no âmbito da Operação Paz, para investigar Mortes Violentas Letais Intencionais ocorridas no município de Eunápolis e outras de sua influência, resultando em ações também no município de Porto Seguro.
Assim, nos últimos dez dias, 25 Inquéritos Policiais relacionados a Mortes Violentas Letais Intencionais (MVLI) foram analisados e movimentados.
Destes Inquéritos, 11 deles resultaram em identificação de autoria; foram feitos 15 pedidos de prisões pela Polícia Civil, todas elas foram decretadas pela Justiça.
Além disso, 13 pessoas foram presas até o momento, com o destaque para as seguintes prisões:
PRISÕES:
ALONGADO (24 anos) e VAN-VAN (20 anos) foram presos por envolvimento no homicídio de mulher trans JOANA SMITH, ocorrido em 20 de junho de 2023, que foi abordada no caminho de casa, quando havia acabado de sair do espaço de festaras juninas do município. O mandado de Prisão em desfavor de VAN-VAN foi cumprido no Presídio, onde já se encontrava preso.
INDÍO (23 anos) e PLAYBOY (20 anos) foram presos por envolvimento no seqüestro de cinco pessoas no bairro Itapuã, ocorrido em 23 de junho de 2023, que resultou na morte de três homens por tortura e disparos de arma de fogo. O grupo criminoso ocultou o corpo de duas vítimas, que, ao longo das investigações, foram localizados em cova rasa nas proximidades do Parque da Renovação. Três envolvidos foram presos naquela ocasião. VANVAN, preso hoje, também está envolvido em referido crime.
PELOTA (26 anos) e uma mulher de iniciais M. G. O, de 46 anos de idade, foram presos por envolvimento no homicídio de Nilton Ribeiro dos Santos, 53, morto mediante disparos de arma de fogo no dia 20 de agosto de 2023, no bairro Sapucaieira, neste município de Eunápolis. Segundo as investigações, a vítima estava traindo a mulher, que acionou traficantes do bairro, que o seqüestraram e o submeterem ao tribunal do crime, conhecido como “desembolo”;
BIM (20 anos) foi preso por envolvimento no homicídio de Josenias Alves Santos, ocorrido em 11 de julho de 2023 no bairro Santa Isabel, neste município de Eunápolis. A vítima foi seqüestrado do interior de um imóvel e levado para o “desembolo”, juntamente com a sua esposa. Ela foi liberada, e ele foi morto e seu corpo foi abandonado nas proximidades de um córrego, que fica no final do bairro Santa Isabel.
FONTE: 23ª COORPIN/EUNÁPOLIS