De uns anos para cá, a política tem mudado muito o rumo dos propósitos eleitorais, em relação a administrações municipais e o jogo de acusações, deixando para trás os verdadeiros sentidos eleitorais. Esta independência é muito perigosa, ninguém quer ter o destino do saudoso RONALDO SANTANA.
São candidatos a vereador prometendo o que eles mesmos sabem que não vão cumprir, são candidatos prometendo ajuda para o esporte, uma mentira, pois quem pode dar alguma coisa ao mundo esportivo como uniformes, financiamento é a prefeitura, as ações sociais, também vem da prefeitura, tudo vem da prefeitura, como por exemplo o ex vereador Zé Carlos dos taxistas e que agora almeja mais um mandato, ele colocou o vice governador João Leão debaixo do braço, trouxe para a cidade, anunciou o esgotamento sanitário e tanto o vereador como João Leão sumiram e o esgotamento sanitário foi pro ralo abaixo, Zé calos vai rebater esta matéria, mas o que ele prometeu e não fez, está nos anais do jornalismo eunapolitano.
Em uma das últimas sessões da Câmara Municipal, foi um embate dos vereadores Paulo Brasil Ubaldo Suzart e Jurandir Leite, cada um reivindicando para sí, as obras em Gabiarra, uma pena que o verdadeiro patrono de Gabiarra, não esteja mais por aqui, que foi Nelson Tozzi, é isto que acontece com vereadores que ficam pedindo favores ao prefeito, ao invés de legislarem o trabalho legislativo para o qual foram eleitos, exceto Jurandir Leite, que sempre usou a tribuna e mostrou seu trabalho, isto fora alguns vereadores que pegam carona no trabalho dos outros e ficam tirando onda. Paulo Brasil cansou de ser vereador e agora traz o irmão para ocupar o seu lugar, será que vai dar certo?
Para a prefeitura, trava-se um embate em Robério e Cordélia, até agora, o voto está na cabeça do eleitor, e as pesquisas são da boca para fora, e não dentro da cabeça de cada um, os dois lados existem torcedores e analistas do seu próprio voto. A saber que muitos vão votar, uns pelos favores recebidos e muitos a receber, e outros, na esperança de que, se o lado dele vencer, a sua vida vai estar feita pelos próximos 4 anos.
Uma vez em um julgamento em que o promotor de justiça Dr. João Alves era participante, ele disse que tem vereador que foi eleito pelo tráfico e outro pelo furto de cargas, este julgamento foi reportado pelo rota51.com, que sempre esteve no fórum reportando os julgamentos como na Câmara reportando as sessões do legislativo, e por isto é o único site que pode criticar ou elogiar vereadores, por que a presença do jornalismo independe sempre se fez presente.
Neste dia 15/11, depois das eleições e forem proclamados os vereadores eleitos, quem será que vai usar o poder do prefeito, para se tornar o próximo candidato a presidente da Câmara?, porque para ser presidente da Câmara, tem que estar muito próximo do prefeito, o voto dele tem um peso muito forte, tem que ter também um grande poder de persuasão, para obter dos demais 16 vereadores, contando com os de sua chapa, o voto de minerva e de confiabilidade de se eleger, pois sempre foi assim e sempre cai ser.
Candidato que fica prometendo que vai fazer isto ou aquilo, se o eleitor pensar bem, já está reprovado, porque vereador não faz nada, a não ser fiscalizar o que nem sempre acontece e legislar, se muitos nem conhecem o regimento interno e nem sabem que isto existe, como é que vão querer legislar, ninguém entra para uma faculdade sem antes passar pelo primeiro anjo primário, e muitas vezes não adiante ter um diploma, sejam qual for, que vão continuar analfabetos funcionais do mesmo jeito; trocando em miúdos, deixar de ser vereadores para se transformarem em puxa sacos honorários de quem estiver senado na cadeira de prefeito, e a cidade vai continuar no mesmo marasmo de antes, com os jovens mal-educados, a falta de uma escola profissionalizante, para atender a jovens de todas as culturas, o próprio jovem, sem querer estudar direito e depois vão reclamar que não tem empregos, mas os vereadores se esquecem de que é mais fácil fazer promessas vazias do que buscar uma saída honrosa para esta situação, e com isto a classe cultural fica a ver navios, mas quem quer saber de cultura, com 13 mil reais por mês durante 4 anos? Façam estra pergunta e depois aprendam a escolher seus representantes, e par muitos vereadores que se elegerão, realmente não querem legislar, o que querem é um emprego público disfarçado de vereador.
Há alguns anos, certo vereador, que já está exercendo diversos mandatos na cidade, votou em primeiro turno numa lei apresentada pelo executivo que foi um tapa na cara do cidadão. A repercussão foi tão negativa que o edil foi às emissoras pedir desculpas à população e assumiu que votou sem conhecer o teor e sem ao menos ler o projeto, deixando assim latente todo seu despreparo. Segundo ele, se tivesse entendido antes, jamais teria teria votado a favor. Na segunda votação, ao invés de se redimir com o povo, o edil votou no projeto de novo. Evidentemente, o projeto foi aprovado. Esse é apenas um exemplo do porquê do nosso município viver estagnado em desenvolvimento e atolado em corrupção.
Olá Paulo,
Quero parabenizá-lo pela contundências de suas palavras! Elas levam à reflexão, tomara que os eleitores não deixem passar essa oportunidade que suas palavras inspiram.
Professor André Ribeiro