Uma mãe leva de 7 a 9 meses gestando um filho, só depois do ultra som, é que se sabe se é menino ou menina, às vezes, podem ser gêmeos ou até mesmo quadrigêmeos, gestar, ver evoluções, tudo isto está mentalizado, dentro de um contexto unilateral, que somente uma mãe, sabe o que é gestar e, ser mãe.
Pois bem, somente Rose Marie sabe quanto tempo levou para colocar nas páginas do seu livro, uma história tão sádica e cruel, que levou uma moça a se suicidar, assassinada por um amor que nunca existiu.
Rose Marie, levou anos pesquisando, conversando, anotando, imaginando como contar uma história tão tétrica, para o seu tempo, que a princípio por se tratar de suicídio, nem no cemitério religioso, ela pode ser enterrada, sua cova foi na beira de uma estrada, porém, tempo depois, descobriu-se que, na realidade um crime horrendo e repugnante.
Mas esta história está contada em seus mínimos detalhes, nos detalhes de uma investigação de uma historiadora chamada Rose Marie, que, nunca fora contada antes.
A COVA DA MOÇA, um crime que à época, nem se falava em feminicídio, mas que causou grande repercussão não só em Porto Seguro, como em toda a região, tanto que Rose Marie, moveu todos os arquivos, todas as informações, todos os registros, para que esta história, não tivesse outras versões, a não ser o trabalho de uma historiadora, que resolveu contar esta história, quem quiser saber mais um pouco, é adquirir e comprar o seu livro.
Junto com Rose Marie, também lançaram seus livros o prof Jorge Almeida que junto com outro professor, Eliziário Andrade, professores da UNEB e UFBA, lançou “Turbulência e Desafios” e a prof Ana Maria Estevão, também falou do seu livro.
Depois as professoras, Ana Maria Estevão e Virgínia Fontes, estra da Universidade Federal Fluminense também escritora, fizeram uma palestra para alunos e professores da UNEB, onde retrataram os tempos da ditadura militar de 1964.
Em seguida Rose Marie, foi autografar seu livro, para pessoas presentes, e para finalizar, autografou e presenteou o músico Milton Guerreiro e ao jornalista Paulo Barbosa, por estes terem, além de prestigiado o lançamento, ainda contribuíram com fotografias para o referido livro, Para este lançamento Rose Marie, fez um breve relato dos fatos, que como historiadora e escritora, aguçou ainda mais, a curiosidade dos presentes. Dentro em breve e, em data a ser marcada, o livro COVA DA MOÇA, também será lançado em Porto Seguro, palco da tragédia mencionada e descrita.