Na manhã desta 2ª feira, 01/07, a reportagem do rota51.com, foi às ruas e observar o comércio local, na av Porto Seguro, encontrou-se com um comerciante e falou sobre a queda do comércio, embora algumas lojas estejam vendendo razoavelmente bem, mas bem que poderia melhorar, e tudo isto por causa de 3 coisas muito importantes e, que o comerciante eunapolitano ainda não se deu conta de que, ele mesmo é um grande culpado desta situação.
1º) Muitas vendas estão sendo feitas pela internet e, muitas delas com os preços bem abaixo do que é encontrado na cidade, mesmo com as promoções que são feitas, tudo hoje se compra pela internet, a entrega é rápida e, quando algo não está de acordo, a devolução e troca é imediata e sem muita burocracia, pois muitas lojas, o vendedor, tenta de toda maneira manter a venda e, o comprador acaba ficando aborrecido em muitas vezes nem volta mais na referida loja. A internet é hoje, um canal de vendas excepcional, tem preço, qualidade e 95% não cobra frete, o que á é um grande negócio. Ao todo, mais ou menos, são uns 10 canais de vendas, se cada canal, realizar 10 vendas/dia, o comércio local tem uma queda substancial no final do mês.
2º) O atendimento, o atendimento em muitas lojas é péssimo, falta ao vendedor, uma melhor orientação do gerente da loja, que muitas vezes é mera figura decorativa e so é encontrado, quando é solicitado, quando na realidade ele deveria estar sempre presente junto aos clientes e os vendedores. Os vendedores, não recebem um curso de vendas e atendimento, e de como se portar no dia a dia, um ou outro vendedor, tem o espírito de vendedor, o resto se contenta com o que ganham e acham que não precisam melhorar, vem daí muitas vezes a queda nas vendas.
3º) um dos pontos mais importantes é a falta de estacionamento nas principais avenidas da cidade, tais como a Porto Seguro e a Santos Dumont, quando a “via azul” estava para ser implantada, muitos reclamaram, inclusive o rota51.com, pois era inadmissível, cobrar para estacionar um carro em via pública, hoje, o retorno da via azul, é praticamente um pedido de todo mundo, pois muitos donos de lojas estacionam seus carros pela manhã e só o retira na hora de ir embora, é uma ocupação de espaço desnecessária.
Isto é preciso melhorar, As grandes lojas, muitas vezes, onde o cliente se serve, quando chega no caixa, o sofrimento é maior, quem está no caixa, então trata o cliente de qualquer maneira, pois sabe que o produto foi escolhido, a venda já foi feita e só falta pagar. Um outro detalhe muito importante que nas farmácias, supermercados e muitas casas comerciais, a fila de idosos, gestantes, deficientes dentre outros, nunca é respeitada, pois embora seja uma lei federal, cada um é que se lasque.