Depois de 12 rodadas de negociações, ficou acordado reajuste salarial de 6%, retroativo a maio, e redução do desconto no tíquete de alimentação de 20% para 15%.
Os vigilantes da Bahia decidiram encerrar a greve da categoria após reunião na tarde desta quarta-feira (7), em Salvador. Os trabalhadores aceitaram o reajuste salarial proposto pelos patrões e afirmam que voltam ao trabalho já nesta quinta-feira (8), a partir das 7h.
Após 12 rodadas de negociações, ficou acordado reajuste salarial de 6%. O índice supera a inflação no período medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 5,44%. A proposta possibilita, portanto, um ganho real de 0,56%.
O acordo prevê que os salários sejam reajustados de forma retroativa ao mês de maio, mas que a diferença dos meses de maio e junho só seja creditada aos trabalhadores na folha paga em setembro.
Além disso, o desconto no ticket de alimentação, que era de 20 %, passará a ser de 15%. Também ficou decidido que ocorrerá o pagamento ou compensação aos trabalhadores pelos dias parados. A data-base da categoria também ficou mantida em 1º de fevereiro.
O reajuste acordado ficou abaixo do percentual que era reivindicado pela categoria, de 7%, e acima do que os patrões haviam proposto inicialmente: 1%. O acordo que pôs fim à paralisação ocorreu, também nesta tarde, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Corredor da Vitória, e foi mediado pelo órgão.
Texto e foto: G1 e TV Bahia