As denúncias não param de chegar, dando conta de que Arraial D’Ajuda, está mesmo caminhando para o abandono total, é uma total falta de governabilidade, mas quando candidatos de qualquer escalão, que se arvoram a administrar para o povo e administram somente seus interesses, é uma amostra que o povo precisa começar a escolher melhor seus representantes, é o povo quem decide.
Em uma ida a Arraial D’Ajuda, a reportagem do rota51.com encontrou uma região cheia de lixo, embora tudo acumulado em sacos, mas cheia de lixo e o povo reclamando, em um diálogo rápido com uma turista, ela perguntou se “-ali não tinha prefeito”.
Depois veio a denúncia do muro, cercando uma área ambiental, denunciada pelas próprias placas, é certo de ali, seria, talvez, quem sabe, construído um condomínio de luxo depois de aterrado e, agora, os moradores de Arraial D’Ajuda fazem uma reclamação muito pertinente, e que já deveria estar funcionando há muito tempo, postos de recebimentos de contas específicas como: água, luz, telefone, energia dentre outras.
Mas não é assim, moradores de Arraial, tem de pegar a balsa fazer a travessia e irem pagar suas contas da COELBA, em Porto Seguro, e a balsa não é de graça. Quando chega a época de eleição, os candidatos, vão de casa em casa pedir votos, bater nas costas dos eleitores, fazerem reuniões, dizerem que vão trabalhar pelo povo, mas depois de eleitos, vão beijar as mãos dos prefeitos, fazer o que o que eles mandam e, o que patrão quer, pois sem a ajuda dos prefeitos, muitos não seriam eleitos e firmam para isto um compromisso pós eleição.
A câmara municipal de Porto Seguro, poderá administrar um orçamento de 22 milhões para 2017, onde é que este dinheiro vai parar?, mas trabalharem a favor do povo é muito mais difícil e, agora vai piorar mais ainda, com a aprovação na câmara de Eunápolis do “consórcio da saúde”, que nada mais é do que um marketing para tentarem reeleger o atual governador e consecutivamente a filha de Robério e Cláudia a deputada estadual, o que é um direito que ela tem, mas em favor do povo, nada é feito. Robério não pode sair da política, por que carrega nos ombros, um dos maiores pesos de processos e liminares do país, e isto é para o povo, é a pior coisa que uma região pode ostentar.
Mas o povo precisa tomar consciência de que nas próximas eleições, precisam trocar os vereadores, destes o emprego político, chamado “vereança”, ou então só reelejam os que realmente trabalharem para o povo, o mesmo precisa acontecer em Eunápolis, muitos vereadores só servem para tirar retratos com o prefeito, outro, ajuda a usar exames de alta complexidade, para operar a mãe com uma equipe de Porto Seguro, ela poderia ter sido operada lá no HLEM, mas em Eunápolis a corrupção tem um peso e um preço.
E agora Arraial D’Ajuda sempre em busca de melhorias e, os vereadores, deixando este distrito, desamparado, sendo que até para pagar uma conta da Coelba, tem que irem, a Porto Seguro e, pagar uma balsa, o que faz com que a conta fique mais cara ainda, isto sem contar a perda de tempo. Abandono assim só acaba, com a mudança do voto. Arraial tem 15.000 mil habitantes, o bastante para eleger quem eles quiserem.