Por incompetência e, falta de vontade política, os últimos governadores Wagner e Costa, estes não deram a mínima para Eunápolis, sendo esta, um dos maiores índices de violência contra a mulher e, não existe por falta de vontade destes governos, uma DEAM, Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher e; a mulher continua sendo espancada, humilhada, seviciada e muitas vezes dentro de sua própria casa, o que deveria ser o seu refúgio e sua fortaleza, se torna o seu
cativeiro e senzala. Pois bem, então vendo esta necessidade, o vereador e advogado Jota Batista, vendo o clamor inclusive da AOB e da sociedade em buscar uma ajuda para estas mulheres, Jota Batista fez um projeto de proteção à mulher, “Defensoria Pública Especializada no Atendimento à Mulher”, que seria gerenciado pela Secretaria de Ação Social e de Desenvolvimento social o que não geraria nenhum tipo de custo adicional, pois as duas secretaria já tem um orçamento próprio, aí o prefeito Robério, resolveu entrar com um veto integral, impedindo esta ação e consecutivamente, a maioria dos vereadores aprovarão o veto e, a mulher continuará sendo espancada dentro de casa sem nenhum apoio oficial, no bairro Santa Rita já existe uma casa de apoio, e lá também poderia ser um abrigo temporário para estas mulheres. Em suma, o governo não faz, o prefeito veta e, a mulher vai continuar sendo hostilizada, espancada, seviciada, e escrava dentro de sua própria casa.
A Rede Bahia, entrou em contato com a assessoria do vereador Jota Batista parabenizando o projeto.
Prefeito Robério envia à CME, o projeto de lei nº 05/2017, pedindo aprovação do referido, para que os municípios possam, realizar uma permuta entre si, de servidores lotados em redes Municipais de outros municípios, do Estado da Bahia. Traduzindo este projeto, que ainda está em apresentação, mas já cheira a carta marcada, e com certeza os vereadores, nem todos mas a maioria, principalmente quem tem a ponta do cabresto nas mãos do prefeito, aprovarão mais esta indecência, existente apenas nas gerências de banco, magistrados e promotores, mas servidores? É a 1ª vez. Uma pessoa sai de Teixeira de Freitas e passa no concurso e tem que morar em Eunápolis e vice versa, então a troca poderá ser feita, mas os concursos valerão diante da troca, o que isto está parecendo é carta marcada, pedida por alguém, diante das facilidades de pedidos de votos na próxima eleição. Mas tem um ditado que diz que, “manda quem pode, obedece quem é inteligente” e, como muitos vereadores, estão todos nas mãos do prefeito, fazem o que ele manda, porque ele manda e não pede, a coisa vai passar e, os futuros cabos eleitorais
estarão todos satisfeito, pedindo os votinhos, para a “bambina”, mas a OAB vai estar estudando esta situação, e for mais uma “barrigada”, que ela vá desaguar em outra instância. Nesta sessão estavam os Drs. Wanderson Barros, Clériston Carmo Souza, Zaqueu Muniz e o Bel. Wellington Ricardo, a queda de braço vai ser muito forte, é a lei, a justiça e a ordem, contra os desmandos políticos. É o que a sociedade organizada deveria fazer, enquanto a sociedade for omissa, os políticos vão fazer o que querem e, não adianta reclamar, boi solto, pula a cerca e come no pasto do vizinho.
Vereadores pedem pavimentação asfáltica para várias ruas da cidade, claro que de grão em grão a galinha enche o papo, mas não seria melhor que todos unidos, buscassem o asfaltamento da cidade, o que aliás, é uma promessa antiga de Robério desde a sua 1ª eleição. Por que se houver um ataque formal de todos os vereadores, as licitações poderão ser uma só, e a cidade poderá vir a ser asfaltada. Mas como cada um faz o seu pedido, para cada asfaltamento, terá de ter uma licitação, será mais tempo, mais dinheiro, o que aliás todo mundo quer e gosta, dinheiro, e desta forma o prefeito vai dizer que faz e não faz, quer uma prova? No primeiro mandato de Robério ele prometeu uma coisa simples, um estúdio de gravação, para que os músicos e cantores de Eunápolis, pudessem fazer as suas gravações, com muita qualidade, e a um custo muito menor, este estúdio deve estar enferrujando, criando poeira, computadores estragando, mesas de som absoletas e o estúdio não saiu e dificilmente irá sair, e mais uma vez, o rota51.com vai falar, o prefeito Robério só atende a pedidos, quando estes capitalizam alguma coisa em seu favor, porque para o povo, só o que ele quer e acha que vai dar votos e, agora mais ainda.
Por outro lado. O vereador Ramos Filho fez um questionamento muito sério, em relação ao projeto 04/2017 do executivo, que autoriza o mesmo a contribuir mensalmente com entidades de representação de municípios, de acordo com o vereador, é preciso saber os valores a serem disponibilizados para estas entidades, pois muitas delas são altamente merecedoras, tais como o SOS Vida, (creche irmã Terezinha), APAE, dentre outras, mas é preciso saber também, quais são estas entidades, o que elas representam de positivo parfa a sociedade e é exatamente isto que o vereador Ramos Filho quer Saber, e o presidente Paulo Brasil, vendo a necessidade deste atendimento, solicitou que as porcentagens e variações sejam informadas à mesa da CME, é por isto que alguns vereadores eleitos, estão fazendo jus aos votos recebidos, não são contra, mas querem ver transparência, no que está sendo feito.