Durante o recesso, a presidência da CME, determinou que fosse feita uma reforma geral na parte externa da câmara, construindo inclusive uma rampa, que irá facilitar o acesso à parte interna por pessoas idosos, com deficiência e cadeirantes, as referidas reformas ainda estão sendo processadas, mas o interior da CME, está tudo de acordo para as sessões ordinárias e extraordinárias.
Depois de ter lido a Ordem do Dia, o diretor legislativo Milton Guerreiro, leu o parecer prévio do TCM, referente as contas da prefeita Cordélia Torres, estre parecer está publicada íntegra nesta matéria, como também a Ordem do Dia e o que foi aprovado na referida sessão, outras publicações desta matéria são: a moção de apoio ao Delegado Dr. Moisés Damasceno recém transferido para Teixeira de Freitas. Por outro lado, o presidente da CME Jorge Maécio recebeu de forma oficial do vereador Renato Bromochenkel, uma solicitação de que, a prefeita Cordélia Torres, envie à Câmara, informações oficiais, sobre a empresa que atualmente está administrando a saúde do Hospital Regional de Eunápolis, que recebe 28 milhões, para gerenciar um trabalho que atualmente está deixando muito as desejar, de acordo com o vereador, esta deficiência funcional, está deixando muito a desejar na prestação de serviço no referido hospital. O documento entregue à Jorge Maécio, foi assim ado pelos 17 vereadores. A fala do vereador Renato, teve o apoio de outros vereadores como Arilma, Valterlan, e Zé Carlos.
Tó do Cavaco levantou um assunto importante, com relação à sinalização de trânsito da cidade, que além de deficitária, não está correspondendo com as exigências de proteção ao transeunte, principalmente depois do acidente que matou uma criança na travessia da Rua do Motor, e dentre outras travessias, tais como a do atacadão, citando inclusive a colocação de passarelas, para tentar minimizar os acidentes, sendo que alguns, apenas com danos materiais, e outros, até mesmo como vítimas fatais.
O vereador Artur Dapé, ao comentar sobre o HRE, esteve de acordo com as denúncias do vereador Renato Bromochenkel, mas ponderou quando levantou a situação da limpeza da cidade, quando a empresa que administra a coleta de lixo, levou uns 3 meses para adequar todo trabalho, salientando que, hoje a cidade está totalmente limpa e que este trabalho do HRE também poderá demorar um pouco até que esteja totalmente readequando. Artur, disse também que esteve em Salvador, para tratar de algumas dificuldades de Eunápolis, principalmente das BRs 367 e 101.
Depois, Artur, levantou a questão do uso do Itamarzão e a proibição do Ministério Público, em relação à pratica de esportes depois das 18 horas. Esta proibição, foram denúncias de moradores próximos ao Itamarzão, com relação ao barulho neste horário principalmente, por parte de alguns jogadores, pelo barulho que faziam e que perturbavam os referidos moradores. Artur disse que muitos deles, trabalham até mais tarde, e que somente neste horário, é que eles podem praticar algum esporte. Artur ainda falou de barzinhos próximos e carros de som, e que, tudo isto poderá ser revisto, com a participação de atletas, com o afastamento de alguns barulhentos e até mesmo a suspensão total dos mesmos, caso a desordem continue, porém uma coisa não foi dita, as reclamações vieram à tona, devido aos palavrões e palavras de baixo calão, foi dito também que, no local, terá de ter um guarda uniformizado para conter todas estra situação incômoda. E sua fala, Artur também falou sobre os skatistas, que fazem muito barulho em sua pista, em torno do Itamarzão.
Pedro Queiros, ao falar, salientou que no HRE está faltando luvas, gaze, agulhas e principalmente o pagamento do pessoal e que muitos, ainda estão esperando pelo PIX, incluindo médicos. Pedro salientou que muitos profissionais que trabalhavam pelo processo seletivo, foram afastados e outros entraram em seus lugares satisfazendo assim, o chamado “apadrinhamento”, sendo que os que trabalhavam pelo processo seletivo, tinham e têm, os seus direitos adquiridos. Pedro também argumentou que, não se sabe porque a praça de esportes no bairro Centauro foi fechada à prática de esportes, sendo que apenas alguns apadrinhados, utilizam o referido local para a prática de esportes.
Não tendo mais vereadores para usarem a tribuna, o presidente Jorge Maécio, colocou em votação as 3 indicações do dia, incluindo a moção de apoio ao delegado Dr. Moises.
PARECER PRÉVIO
PARECER PRÉVIO PCO11953e22APR_230802_121435 (1)Por outro lado, o rota51.com fotografou com exclusividade, os funcionários e funcionárias da Câmara Municipal, todos, trajando o novo uniforme, dos mesmos e mesmas, primeiro para demonstrar que, a entidead3e zela pelos seus e a aparência dos mesmos, e depois, servirá com identificação para todos aqueles que necessitarem de uma informação, e que agora, saberão a quem se dirigir para tirar as suas dúvidas.