Existem países onde a cultura é ensinada desde os primeiros dias em que uma criança vai à escola e, para o resto de sua vida, uns continuam outros, no entanto buscam outros caminhos, mas a cultura é sempre valorizada, no Brasil, para muitos a cultura é marginalizada e isto faz com que a história de um povo não seja contada corretamente.
A reportagem do rota51.com, foi até a Casa das Artes, que fica no bairro Vivenda Costa Azul, bem em frente à praça do referido bairro. Nesta 3ª feira 27/02, a professora de teatro Suany Roldi, estava selecionando, jovens para integrar o grupo de teatro, que dentro em breve estará mostrando a arte de representar por toda a região. Como a própria Suany disse, a arte de representar, é a forma de exteriorizar a personalidade de cada um, e o teatro mostra o intelecto de quem escreve, dirige e interpreta, na Casa das Artes, tudo é um mundo diferente, ali crianças e adultos, aprendem violão, guitarra, teclado, bateria, artes visuais, desenho realista, zumba, artes cênicas e ainda tem brinquedoteca, para mães que trabalham, a casa das artes, é o local ideal para que uma criança possa desenvolver suas aptidões em todos os sentidos, além de aprenderem, de forma ética e idônea, um comportamento para o futuro, sempre seguindo por um caminho altamente desejável para a sociedade e para o mundo, a diretora da Casa das Artes, a professora Laura Bertelli, conclama mães e pais a conhecerem o trabalho ali realizado, desde 2015, sendo que os trabalhos deste ano já conta com aproximadamente 80 alunos, com turmas a tarde e noite.
Envolvida no mundo das artes, desde os 8 anos de idade, em sua caminhada até aqui, são 23 anos, e hoje como professora licenciada teatro, como diretora, já dirigiu a peça infantil “Os Saltimbancos”, e como atriz, já participou da montagem da peça de Nelson Rodrigues “Vestido de Noiva”, onde esteve atuando com mais de 42 participantes, é bom que saibam, que essa peça foi uma das 72 peças que eu já atuei e 37 já dirigidas.
Sobre o circo é bom salientar que foi uma pesquisa de campo que Suany fez para a construção de um roteiro teatral de grande sucesso chamado “O Circo Sem Lona” que levou para o espaço Cultural viola de bolso mais de 800 crianças das escolas …
A arte é a assinatura da civilização… amo o que faço me sinto útil… por mais artes em um mundo melhor….
. Como diretora de peça adulta, Suany dirigiu a peça “O homem que não olhava nos olhos”, mas falou de sua convivência com artistas de circo, que em tempos mais antigos, quando o circo chegava a Eunápolis, muitos artistas gostavam da cidade e acabavam se apaixonando, casando e morando por aqui, onde ainda moram domadores, palhaços, e uma gama variada de artistas, que abandonaram a sua arte pela paixão de um grande amor.
Suany, ao falar para a reportagem do rota51.com, disse estar muito entusiasmada, com seu novo projeto, um trabalho ético, pedagógico e quem tem como premissa, mostrar à sociedade, o valor em se valorizar a cultura em todos os sentidos, isto sim, é fazer valer a pena por um ideal altamente saudável. CASA DAS ARTES, um universo cultural, que seus filhos merecem.
Grata por propagar a arte!!!
A arte pode ser utilizada como elo de interação entre os vários campos do conhecimento, colaborando sobremaneira na construção da interdisciplinaridade no âmbito da escola, elaborando a comunicação entre as possibilidades e limites próprios da ciência e a expressiva liberdade de criação da arte; fazendo ligações entre anseios gerados pelo mundo atual com o mais remoto passado, enfim promovendo o desenvolvimento do potencial humano através de situações que favoreçam a leitura do mundo de maneira ampla, rica e profunda.
Cores, sons e rios!!!