Em funcionamento desde maio, a Unidade Municipal Centro POP faz parte da Secretaria de Assistência Social e se tornou a porta de entrada das garantias de direitos para a População em Situação de Rua.
Promovendo de segunda a sexta-feira atendimento social; psicológico; aula do TOPA; abordagem social; cuidados corporais (higiene); atendimento da saúde com o Consultório na Rua; benefícios eventuais; entre outros serviços que fizeram com que, no mês de junho, com apenas um mês de oferta do serviço foram realizados 278 atendimentos aos usuários.
Com a criação das políticas para referida população, através do Decreto Federal – 7.053/09, 173 Centros POP foram criados no Brasil, e Eunápolis é o sexto do Estado a perceber a importância deste serviço para reinserção do cidadão e implantá-lo na cidade.
“Quando iniciamos nossos serviços de abordagem dessa população, percebemos que seria necessário uma política específica para acolhê-los e garantir seus direitos, sempre respeitando suas especificidades. Com isso, resolvemos implantar o Centro POP e ofertar diversos serviços que já mostram resultados e vem fazendo grande diferença na vida da população em situação de rua no município, que hoje dispõe de um local de referência”, conclui Ciça Guerrieri.
Por: SECOM-PME/ FOTOS: ASCOM-SEMAS
[nggallery id=410]