Dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram presos e colocados sob as ordens da Brigada Criminal Juvenil
Forças Armadas do Equador Reprodução/Twitter Forças Armadas Equador Da CNN
Sebastián Jiménez Valencia da CNN
Um juiz emitiu prisão preventiva a 11 pessoas processadas pelo crime de terrorismo e acusadas de invadir o canal TC Televisión na terça-feira(9), segundo a Procuradoria-Geral do Equador. Além disso, dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram presos e colocados sob as ordens da Brigada Criminal Juvenil, segundo as autoridades.
Os envolvidos “fariam parte de um grupo de crime organizado”, afirmou nesta quarta-feira (10) o Ministério Público em comunicado.
Segundo o Ministério Público, à denúncia apresentada pelos diretores do canal, “foram acrescentados os indícios e provas recolhidas pela Polícia Judiciária no local dos fatos: armas de fogo (dois revólveres, duas pistolas e uma submetralhadora), munições, explosivos, diversos telefones celulares e rádios de comunicação, que estão incluídos em suas respectivas cadeias de custódia.”
O que é Los Choneros, gangue do criminoso mais procurado do Equador
Fuga de Adolfo Macías, conhecido como Fito, foi um dos motivos da escala da violência no país
As autoridades do Equador procuram Adolfo Macías, conhecido como Fito, que escapou de uma prisão em Guayaquil no último final de semana. Isso, entre outros fatores, desencadeou uma onda de violência que abalou o país e fez com que o governo declarasse conflito armado interno.
Fito é o suposto líder de Los Choneros, uma das gangues mais temidas do Equador, que está ligada ao tráfico marítimo de drogas para o México e os Estados Unidos, trabalhando com o Cartel de Sinaloa, do México, e a Frente Oliver Sinisterra, da Colômbia, segundo o centro de investigação criminal Insight Crime.
Ele foi preso após ser condenado por tráfico de drogas.
Mais de 3 mil policiais e membros das Forças Armadas foram destacados para encontrar o criminoso, disse o governo equatoriano no domingo (7).
As autoridades ressaltaram que ainda não determinaram a hora e a data exatas em que Macías escapou da prisão. Sua fuga foi descoberta no domingo.