Lançado em agosto deste ano pelo SEBRAE, o movimento “Compre do Pequeno Negócio” tem como objetivo fundamental gerar a conscientização da sociedade em torno do consumo de produtos e serviços das micro e pequenas empresas existentes na cidade. Parceira da micro e pequena empresa, a Prefeitura Municipal de Eunápolis tem apoiado as pequenas atividades econômicas do município e aderiu à campanha de incentivo “Compre do Pequeno Negócio”.
Com ações como desburocratização para diminuir o tempo de abertura de uma empresa; formalização de empresas através da existência de um agente de desenvolvimento; política de microcrédito para micro e pequenos empreendedores em parceria com o Desembahia; incentivo na criação de associações e cooperativas; e compras da prefeitura priorizando os pequenos empresários, a Prefeitura de Eunápolis, com a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, incentiva a abertura desses novos negócios que hoje representam mais de 95% do total de empresas brasileiras, aquecendo assim a economia local.
“O dia 5 de outubro, dia da Micro e Pequena Empresa, foi escolhido pelo SEBRAE como uma data especial para comemorar a compra dos pequenos empreendedores. A ideia é aproveitar a data para estimular os consumidores na valorização de produtos e serviços dos pequenos negócios, fortalecendo assim este segmento. Portanto, o movimento “Compre do Pequeno Negócio” é um convite ao eunapolitano para valorizar os pequenos comércios e empresas do seu bairro e de toda a cidade, que têm gerado emprego e renda em nossa economia e empregado cada vez mais”, conclui o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Martins.
Motivos para comprar no pequeno negócio:
1 – É perto da sua casa.
A padaria da esquina, o mercadinho do bairro, a lanchonete, a loja de calçados e uma infinidade de outros serviços ficam bem pertinho da sua casa. É tão comum ter tudo isso ao nosso alcance, que nem percebemos como os pequenos negócios fazem parte da nossa história, tornando o nosso dia a dia mais simples.
2 – Eles são responsáveis por 52% dos negócios formais.
No país somam mais de 10 milhões, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Além dos 4,2 milhões de produtores rurais. Juntos, são eles, que mais geram empregos no Brasil. Isso faz muita diferença para milhões de trabalhadores que tiveram o primeiro emprego em um pequeno negócio e para milhões de brasileiros que sustentam suas famílias a partir do trabalho em uma pequena empresa.
3 – O dinheiro circula e fica no seu bairro e na sua cidade.
Comprar do pequeno negócio faz com que o dinheiro fique no seu bairro e na sua cidade, possibilitando criar novas oportunidades, gerar mais empregos e distribuir melhor a renda. Além disso, valorizar o pequeno negócio na hora da compra é uma decisão que resulta menos deslocamentos pela cidade, menos stress no trânsito, menos poluição ambiental. Isso também é qualidade de vida.
4 – O Pequeno negócio desenvolve o espírito empreendedor das pessoas.
Pequenos negócios valorizados movimentam o comércio local e promovem o desenvolvimento social. Ao comprar do pequeno negócio, o consumidor ajuda as pequenas empresas a se fortalecerem. Isso estimula a empresa a inovar, a melhorar o seu desempenho, a diversificar sua oferta de produtos e serviços, a atender melhor o cliente.
5- Comprar do pequeno negócio é um ato transformador.
O consumidor tem o poder de escolha. Eleger o pequeno negócio na hora da compra ajuda a fortalecer esses seguimentos e impulsiona a economia. Portanto, a sua decisão de comprar dos pequenos negócios pode transformar o país: ganha o pequeno negócio, ganha o consumidor, ganha o cidadão, ganha o Brasil. Comprar do pequeno negócio é um grande negócio para todos.
Por: SECOM-PME