Com o objetivo de divulgar a Campanha do Dia 25 de Novembro – Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres, bem como desenvolver ações de prevenção e sensibilização para o enfrentamento a esta problemática, a Secretaria de Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), está buscando sensibilizar a sociedade civil acerca dos direitos da mulher.
“A violência contra a mulher é um problema social e de saúde pública que atinge todas as etnias, religiões, escolaridade e classes sociais: é maléfica, absurda e injustificável, e a Prefeitura de Eunápolis trabalha no intuito de desmistificar a concepção de que a violência doméstica pertence apenas ao espaço privado, reconhecendo-a como um problema de caráter público e de toda a sociedade”, disse a Secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri.
De acordo com a Secretária, a violação de direitos ocorre tantos nos espaços privados como no público e não só é manifestada através da agressão física, mas também psicológica e moral. “Agressões verbais reduzem a autoestima e fazem as mulheres se sentirem desprezíveis. Causam danos à saúde, geram estresse e enfermidades crônicas. A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade. Por isso, não pode ser ignorada ou disfarçada. Precisa ser denunciada”, conclui Ciça Guerrieri.
Como denunciar – Qualquer suspeita de violência contra mulher pode ser denunciada. Através do Disque 100 ou 180 a ligação é gratuita e anônima. Também é possível realizar a denúncia na Secretaria Municipal de Assistência Social, no CREAS localizado na Rua Arlindo Pinto Colares, nº98, Bairro Centauro. Para casos emergenciais, a recomendação é ligar para o 190 e falar diretamente com a polícia.
Por: SECOM-PME/ASCOM-SEMAS