OPERAÇÃO DESCOBRIMENTO foi idealizada para combater o crime na região de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, com o objetivo de intensificar a presença do Estado nessas áreas e combater atividades ilegais como homicídios, tráfico de drogas e outras práticas criminosas. Essas localidades têm importância histórica e cultural, pois representam o primeiro ponto de contato entre os colonizadores portugueses e as terras brasileiras em 1500. Por isso, garantir a segurança, o desenvolvimento econômico, cultural e turístico da região, é levar o bem estar a toda a sociedade.
A justificativa para a Operação Descobrimento, é devido ao aumento dos crimes letais e intencionais na região, bem como, a migração e o crescimento das facções nos Municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, que demanda a presença e ação repressiva do Estado enfrentando essas organizações criminosas que ameaçam a segurança pública e tiram a paz do cidadão. A presença de forças de segurança visa inibir o avanço da criminalidade, melhorar a sensação de segurança entre moradores e visitantes e assegurar que atividades econômicas na região possam se desenvolver de forma sustentável e sem interferência de práticas ilegais.
A Operação Descobrimento, foi idealizada pela Polícia Civil, durante o trabalho de Polícia Judiciário, o qual durante o trabalho investigativo de inteligência, identificou, qualificou e representou por diversas medidas cautelares junto ao Poder Judiciário e Ministério Público local, visando dar cumprimento a 33 mandados de buscas e apreensão e 23 mandados de prisão a serem cumpridos nas cidades acima informadas, objetivando apreender armas de fogo, munições, drogas ilícitas, aparelhos de telefones celulares, agendas, computadores, tablets, e documentos importantes e qualquer material ilícito relevante,