Desde o dia 13 de novembro a brigada do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, unidade de conservação administrada pelo ICMBio, está em combate a incêndio que iniciou na região da Aldeia Boca da Mata (área de sobreposição com a Terra Indígena homologada Barra Velha). No dia 17 de novembro o fogo avançou de forma descontrolada sobre o aceiro que marca o limite da TI e chegou a área de Floresta Ombrófila Densa do Parque.
Com base em análises de imagens de satélite realizada no dia 18/11/23, estimamos que a área total queimada neste incêndio ultrapasse 170 hectares.
Ao longo dos dias se juntaram brigadas do ICMBio do Parque Nacional do Descobrimento, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional da Chapada Diamantina, além do Corpo de Bombeiros e brigada voluntária da TI Barra Velha, numa estimativa de mais de 100 combatentes trabalhando na linha de frente. Novos reforços do Prevfogo IBAMA e brigadas do ICMBio de unidades do Espírito Santo estão chegando.
Além das viaturas e equipamentos padrão, estão empregados neste combate caminhão pipa da Prefeitura de Porto Seguro, trator de esteira fornecido pela Veracel, Trator e Marruá do ICMBio. Ainda assim, o fogo está muito descontrolado, novos focos estão surgindo e a equipe em campo está esgotada física e psicologicamente.