A impressão em quem chega à cidade, é de uma cidade limpa, sem lixo e muito bem cuidada e, este cuidado não é so na cidade nova, se estende também á cidade histórica que já passou da hora de ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, não é uma cidade como Tiradentes, Ouro Preto ou Mariana em Minas Gerais, mas as suas estradas ainda originais, guardam os segredos das caravanas e até mesmo os bandeirantes, a reportagem do rota51.com registrou a padaria da cidade histórica com mais de 100 anos, sobre a cidade histórica, será feita uma matéria à parte, que também recebe o carinho dos cuidados da atual administração.
Na cidade que pode se chamar de nova, vê-se ruas limpas, bem cuidadas, cheia de cuidados especiais, com o pessoal da saúde, educação e limpeza urbana, com os pagamentos em dia, e todos trabalhando felizes, o pessoal da limpeza inclusive falou á reportagem que todos os dias, antes de começarem a trabalhar, tem um café da manhã muito fato, o que estimula ainda mais o trabalho que terão pela frente.
Por ser uma cidade pequena e com poucos recursos, o setor da saúde vai muito bem obrigado tendo á frente com Secretária de Saúde, a odontóloga Dra. Débora Lago, que tem em sua pasta as especialidades como ginecologia, pediatria, ortopedia, ultrassonografia, fisioterapia, nutricionista dentre outras, clinica geral e obstetrícia. Na sua gestão, o programa “saúde sem fronteiras”, em parceria entre o município e o Gov. do Estado e, inclui o rastreamento de Câncer de mama que atendem a mulheres dos 50 a 69 anos de idade, como também o atendimento de mamografia durante todo ano.
A secretária mostrou que não existe falta de medicamentos em nenhum posto de saúde e que todos eles, além da manutenção de medicamentos, todos os PSFs são equipados com aparelhos para climatização, desde a farmácia central, incluindo Ventania e Caiubi que são os distritos de Itapebi. A farmácia básica, tem todos os medicamentos, com exceção de medicamentos que não fazem parte da lista de medicamentos gratuitos e que só podem ser comprados com autorização do Ministério Público isto pelo fato de não haver verba especifica para tal, mas com o MP autorizando a compra, o paciente não fica sem o medicamento.
A secretária disse que os funcionários da saúde estão recebendo em dia e que sua folha de pagamentos chega a mais ou menos uns R$250.000,00, desde que que ela assumiu a pasta em 02/02.
No setor de ginecologia e obstetrícia, as gestantes fazem parte de um programa instituído pela secretária, e cumprido fielmente pela sua equipe que é o “gestante saudável”, as gestantes recebem, palestras educativas, ginástica laboral, orientação sobre a alimentação, em todos os PSFs e até mesmo em suas residências. Para os atendimentos médicos, este é feito com médicos de TX. Freitas, Itamaraju e Itabuna, outro projeto da secretária é “saúde em movimento” que atende exatamente em toda a zona rural, que são os distritos e mais moradores de Santa Maria Eterna que é distrito de Belmonte, mas que são atendidos em Itapebi em todos os sentidos e necessidades, sendo que a secretaria de saúde, que tem ambulâncias próprias, depois dos atendimentos, leva em casa estes pacientes que pertencem a saúde de Belmonte, mesmo as gestantes, que além das consultas e do leva e traz, ainda fornece fraldas descartáveis para todas as mamães.
Dentro em breve será inaugurado a sede própria de mais um PSF e, além das ambulâncias, Itapebi ainda conta com uma ambulância do SAMU, para emergências e urgências na região e distritos. O atendimento médico-maternal é feito 24hs, de domingo a domingo, tudo com recursos próprios e o transporte é feito com ambulâncias próprias do município. Mas a maior satisfação da Secretária de Saúde Dra. Débora foi a doação de um aparelho de ultrassonografia que foi doado pela Veracel Celulose no valor de R$ 85 mil reais e que até a próxima 2ª feira já deverá estar funcionando. Já o projeto, “amigas da saúde”, também criado pela secretária, faz um acompanhamento da paciente todo em casa, desde o cadastramento, com um acompanhamento através de um programa da secretaria onde a paciente tem um prontuário especial de toda a equipe médica, sendo este integrante de um programa totalmente voltado para os moradores do município, especialmente as gestantes, dentro de uma visão totalmente social.
A Secretária de Saúde fez questão de mostrar o atendimento junto a mãe como Laila Taíne e a gestante Janine, por outro lado a Dra. Débora, enfatizou também o programa de “ligaduras” quando necessário e recomendado pelos médicos, para tanto existe um vínculo com o Hospital Fundação de Camacã, para cirurgias e exames, sendo que marcação é feita de maneira diferente, a partir do momento em que o pedido é feito, no próprio PSF existem profissionais que vão cuidar da marcação e os pacientes, recebem o pedido de exame, devidamente marcado em sua casa. E para finalizar, em se tratando do “outubro rosa”, está sendo feito os exames de câncer de mama e o rastreamento do câncer para pacientes de 50 a 69 anos, isto do dia 02 a 06 de outubro. A secretária mostrou o novo PSF que receberá o nome de Eduardo Sarquis.
No P.A e Maternidade Nelson Moura Ferreira a reportagem visitou todo interior da maternidade e encontrou o Dr. Antonio Edson de plantão atendendo a todos os pacientes, e revelou á reportagem que, dos 4 hospitais nos quais trabalha, a maternidade de Itapebi, tem o melhor conforto médico de todos, totalmente climatiza e com Tv á disposição, mostrou também o setor de higienização, armazenamento de material, incluindo o setor de recolhimento de descartáveis, quando a empresa contratada, recolhe todo lixo hospitalar dentro dos programas de saúde ambiental necessário para a boa saúde do município, já que uma cidade limpa, mostra todos os cuidados de uma administração voltada para o município.
FOTOS: PBarbosa
Eu não sou auxiliar de nenhuma secretária,
Sou Agente comunitária de Saúde, procure se informar antes de fazer a matéria.
Pauliana, me desculpe, mas estive aí praticamente o dia inteiro, e tudo que foi publicado, foram informações de quem tem poder para informar, por ouro lado, de fiz a matéria que fiz, foi devido a todas as informações, então a sua sugestão veio muito atrasada, mas da próxima vez, se te interessar, me informe voce mesma, para que eu não cometa o mesmo erro duas vezes, acho que que a falta de informações partiu exatamente de voce, mas em um momento oportuno, consertarei a informação, se é isto que te incomoda.
Muito obrigada, mas acho que a secretária então deveria ter dado as informações corretas. Me desculpe qualquer transtorno.
Claro, a reportagem não tem intenção de prejudicar ninguém e, so reporta o que lhe é passado, é tanto que tivermos informações excelentes sobre a matéria, mas a forma como voce se dirigiu a reportagem, da a impressão que tivermos uma intenção pessoal em ti prejudicar. Mas tudo bem.
Me desculpe, mas o senhor fez essa reportagem realmente na cidade de Itapebi mesmo?o senhor conversou com os moradores da mesma?ou somente a administração? Pq a realidade mora muitooooooo distante dessa realidade
Patricia, quando uma equipe de reportagens vai a uma cidade par fazer uma reportagem, busca falar com todo mundo, só que algumas pessoas se negam a falar, e ninguém vai fica batendo de porta em porta, falei com garis, e com quem quiz falar, depois falei com a administração, e escrevi o que eu ouvi, agora voce perguntar se eu fiz esta reportagem em Itapebi, com o rosto de todo mundo, eu é quem pergunto, voce mora em Itapebi? Porque todo mundo é daí. Engraçado é que, na hora de falar todo mundo se cala e voce vem perguntar isto a mim?