A sessão desta 5ª feira 21/09, aconteceu com muita expectativa por parte de alguns vereadores, por causa da votação das contas da prefeita de 2021, o resultado, embora negativo, as contas foram aprovadas.
A sessão começou com a leitura Bíblica e a Oração do dia, depois o diretor legislativo Milton Guerreiro leu a ata da sessão anterior que foi aprovada, logo depois a 1ª secretária, a vereadora Carmem Lúcia leu a Ordem do Dia com as indicações e projetos a serem votados nesta seção, veio o intervalo regimental e em seguida, foi aberto pelo presidente da CME, o vereador Jorge Maécio, o pequeno expediente, quando os vereadores, só podem falar de seus projetos e indicações.
No pequeno expediente, falou o vereador Jairo Mota que na sua indicação de nº60, ele solicitou ao executivo que recontrate os funcionários do HGE que foram demitidos pela empresa APAS, demitiu todo mundo e saiu da administração do órgão, Tiago Mota, pede que estes funcionários sejam recontratados pelo regime REDA, ao invés de fazer novos contratos, isto como forma de minimizar os danos causados pela referida empresa.
Como mais ninguém quis falar no pequeno e3xpediednte, já no segundo expediente, novamente o vereador Tiago Mota, retornou ao parlatório, para explicar porque deixou as hostes da prefeita e agora ficou sem nada. Tiago Ota disse que muitos dos seus pedidos não foram atendidos, como no caso do evento na praça do Pequi, onde teve de custear os gastos do próprio gabinete, outro pedido que não foi atendido, foi a cessão de uma casa no bairro Rosa Neto, onde ele poderia ter implementado o projeto “Chafariz”, e por isto, o projeto não aconteceu. Tiago Mota falou a associação que já trem 5 anos e que muitos projetos foram realizados, sem que ele não recebesse nenhuma ajuda, mas ressaltou que no processo de cassação da prefeita ele votou a favor dela ser casada e, acabou resultando em algumas negativas aos seus pedidos.
Outro vereador a falar foi Pedro Queirós, que solicitou à administração municipal, que aplique os valores salariais, do piso nacional da enfermagem, a todos os profissionais do setor.
Por outro lado o vereador Renato Bromochenkel, teve a sua indicação de nº 62/03 aprovada, mas o seu requerimento de nº 08, onde solicitava a presença da secretária de saúde, no plenário da CME para dar explicações sobre a sua pasta, e com certeza sobre a empresa APAS, que abandou a administração do HGE, dentre outras coisas, este requerimento foi rejeitado pelos demais vereadores.
Por outro lado, foi aprovada uma moção de aplaudidos, para dois atletas eunapolitanos, que foram campeões esportivos no FOOT TABLE, na etapa Morumbi em São Paulo, a moção foi aprovada e os dois atletas foram fotografados junto com o presidente da CME Jorge Maécio, pela reportagem do rota51.com. Os atletas em destaque são: Juliano de
Souza Cardoso e Pablo Souza Silva.
Depois de algumas discussões as contas da prefeita Cordélia foram votadas em escrutínio secreto, sendo que cada vereador, votou de acordo com a sua consciência, acontece que a votação teve 8 votos a favor e 9 votos contra, e muita gente estranhou o fato, mas é que, as referidas contas, já tinham sido aprovadas pelo TCM, Tribunal de contas do Município, portanto de acordo com a lei, as contas foram aprovadas.
A reportagem do rota51.com registrou a presença de alunas do CEPTEC, que foram à Câmara de vereadores, para levar a todos, o conhecimento do projeto que acontece todos os anos, com relação à Feira do Empreendedorismo, isto como foram de incentivar empreendedores jovens, que querem cedo mostrar o lado competente da juventude em empreender seus negócios, a reportagem entrevistou uma das meninas, que representou o grupo, e elas mostram o valor de um trabalho sério dentro de um contexto especial na juventude.
O rota51.com, não se atém a publicar apenas fragmentos da seção, apenas para satisfazer algumas vontades, mas publica, o que acontece em toda a seção, é a forma de fazer jornalismo do referido site de notícias.
Já em 2ª votação, o projeto de lei nº 24/03, foi aprovado, onde prorroga o prazo para o pagamento do REFIS, dentro da lei 1.245 de 26/03/2021.
Terminada a seção, o presidente da Câmara Municipal de vereadores de Eunápolis convocou a próxima seção para 5ª, feira às 09 horas da manhã, na sede da CME, Av Artulino Ribeiro bairro
Dinah Borges.