Terminaram na última sexta-feira, 21, as primeiras oficinas de escuta coletiva que integram mais uma etapa da realização do Plano Municipal de Turismo e Direcionamento Estratégico de Santa Cruz Cabrália, promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Cabrália e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Durante toda a semana, foram promovidos encontros com as comunidades de Santo André, Santo Antônio, Guaiú, Cabrália (sede) e Coroa Vermelha, em reuniões onde foram debatidos assuntos como infraestrutura, gestão estratégica institucional, competitividade e inovação e acesso ao mercado.
As oficinas são mais uma etapa do grandioso trabalho que está sendo realizado com o objetivo de promover uma gestão profissional do setor, trazendo resultados como aumento da taxa de ocupação hoteleira, evolução de negócios e incremento no fluxo de visitantes.
Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Paulo César Magalhães, é a primeira vez que Cabrália desenvolve um trabalho nesses moldes, buscando tratar o turismo com o profissionalismo que merece. “Vamos inclusive fazer pela primeira vez um inventário turístico da cidade, com número de hotéis, pousadas, leitos, restaurantes, atrativos, enfim, um mapeamento completo do setor”, explicou.
De acordo com o consultor do Sebrae, Rafael Braga, ouvir as demandas da comunidade é um passo muito importante do projeto, para que o plano seja elaborado em conformidade com aquilo que a sociedade espera. “Tivemos um público muito variado e conseguimos levantar informações importantes”, avaliou, destacando a participação de representantes dos indígenas pataxó, com a valorização da história e da cultura dos povos tradicionais.
O Prefeito Agnelo Santos afirmou que investir no turismo é de grande importância para a cidade. “Estamos nos preparando para um novo momento no turismo de Santa Cruz Cabrália, com a construção do novo aeroporto, e precisamos estar preparados para oferecer um turismo de qualidade, com serviços e atrativos para recebermos visitantes de todo Brasil e do mundo”, finalizou.