Em uma iniciativa dedicada à continuidade das atividades do Outubro Rosa, a Prefeitura de Eunápolis promoveu um evento especialmente direcionado às mulheres surdas, com o foco na conscientização, inclusão e saúde. O encontro, que aconteceu na Unidade Básica de Saúde José Ramos Neto, no Centro, foi traduzido por uma intérprete de libras.
Durante a programação, as participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra conduzida por estudantes do curso de medicina sobre autocuidado e saúde da mulher, um momento valioso de troca de experiências entre as mulheres surdas e a equipe de saúde local. Além disso, foram oferecidos serviços essenciais de saúde pela equipe da Atenção Básica, incluindo aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exames preventivos e a solicitação de mamografias, visando a promoção do bem-estar e o diagnóstico precoce de possíveis condições de saúde.
“O evento proporcionou serviços vitais de saúde, como também promoveu um ambiente de apoio e compreensão, enfatizando a importância da inclusão e da conscientização. A iniciativa reforça o compromisso da comunidade de Eunápolis em garantir que todas as mulheres, independentemente de suas necessidades específicas, tenham acesso a cuidados de saúde adequados e se sintam parte integral do movimento pela saúde da mulher”, frisou a prefeita Cordélia Torres.
Ascom – Prefeitura de Eunápolis (BA)