Isto porque, há muitos anos os assaltos a bancos, caixas eletrônicos e agencia financeiras, eram feitos quase que de forma amadora, sem planejamento, e era na cara e coragem, nos últimos anos, entrou em ação, por parte dos bandidos, algo denominado “planejamento! E isto causou além de prejuízos financeiros, prejuízos de vidas humanas, e isto acabou chamando a atenção das autoridades, e estas, começaram a fazer planejamentos, com astúcia e inteligência, organização e investigações antecipadas, do que poderia vir acontecer em centros especiais, que estavam na “mira” dos bandidos.
Quem não se lembra do grande Assalto a agencia de segurança em Eunápolis, PROSSEGUR?
Pelo que se deduziu, tudo aquilo deve ter sido planejado há pelo menos 1 mês antes do fato, energia desligada nos postes, entrada e saída da 7ª CIPM, bloqueada por caros em chamas, uso de armamento pesado, incluindo granadas e dinamite e tudo isto num espaço de tempo, que intimidou a população e deixou a polícia totalmente imobilizada e sem ação, diante do trabalho que foi feito na cidade, e tem mais, pelo que se viu, apenas um guarda de segurança foi morto na ação de terrorismo perpetrado pelos bandidos. Igual ao que se viu em Eunápolis, aconteceu também em outros estados brasileiros, mas aí, o combate policial, também foi mais intenso.
Porém nos dias de hoje, as facções como assim são chamadas, começaram a recuar diante dos fatos, pois as policiais também começara a reagir com tudo o que tinham em mãos, principalmente o trabalho dos serviços de segurança, e a começar pela polícia federal a comunicação foi feita entre todas as forças de segurança do país, para combater este tipo de terrorismo.
No dia de hoje em Eunápolis, vieram comandantes de todas as policias existentes no país, PMs e todas as suas ramificações, policiais Federais, polícia rodoviária federal, guardas municipais, setores de trânsito, tudo isto para um curso, onde serão empregadas técnicas de simulações nestes dias 24/25 de outubro.
Estiveram presentes: Cel PM Luiz Alberto Baqueiro; Tem Cel PM CMT de Porto Seguro; Maj PM Evaristo Brandão Jr do ES; Maj PM Henal Lima Neto CMT 43ª CIPM Itamaraju; Ten Cel Alexandre Costa Souza CMT 8º BPM Porto Seguro; Maj PM Ulisses Antônio Moreira de Souza CMT da 7ª CIPM Eunápolis; Maj PM Fabiano Santos Lima CMT 44ª PM Medeiros Neto; Maj PM Benedito Jose Barbosa CMT 87ª CIPM Teixeira de Freitas, e muitos outros oficiais e comandantes de policia não só da Bahia, Minas Gerais, Espirito Santos, Pará dentre outros, todos com um só espirito, o de combater o terrorismo e o banditismo que assola o país.
Os palestrantes foram: Ricardo Matias, agende da policia federal; Samir de Oliveira Rodrigues do serviço de inteligência militar de Mato Grosso do Sul; e Jackson Soares da Silva TEM Cel da polícia militar de Pernambuco.
Porém, diante de todo este armamento em mãos de bandidos, incluindo além de FAO 762 e metralhadoras ponto 50, dentre outros calibres pesados, é preciso que o congresso Nacional, vote e aprove uma lei, onde as forças de segurança, incluindo o exército brasileiro, possa intervir favoravelmente e abertamente, no combate a este tipo de terrorismo, junto às demais forças, incluindo quem sabe, a comunicação entre mandante e executores.
O portal de notícias rota51.com, esteve presente, e entrevista, mas por problemas de gravação, a entrevista não pode ser postada, mas fica o registro de todo evento. Agora é so esperar pela simulação de assalto a agencia bancárias e de segurança financeira.