
O ritual é o mesmo, a chamada dos vereadores, a Oração do dia pelo Pr. Robson, a leitura da ata a sessão anterior que foi aprovada e pôr fim, a leitura da Ordem do dia. A sessão sempre é marcada para iniciar às 08h30m, porém os vereadores mesmo sabendo que existe um horário, sempre chegam atrasados e, quando chegam, alguns nem estiveram presentes, mesmo sabendo da importância da votação, tanto é que houve além da sessão ordinária, mais duas sessões extraordinárias para que a votação se tornasse oficial e, os professores tivessem o aumento e a regulamentação tão necessários de forma a valorizar ainda mais a profissão de educador. A sessão começou por volta das 09hs.

Houve o intervalo regimental e depois foi feita uma apresentação da Defesa Civil, pela Coordenadora Municipal de Defesa Civil, a Sra. Cristina Tremura Barbosa, onde depois de estudos feitos pela CPRM, órgão do Ministério das Minas e Energia, onde foram detectados 13 pontos sensíveis e perigosos para as populações que habitam estes locais, sendo residências construídas sem nenhuma autorização ou fiscalização e, que dependendo das situação, causadas por chuvas fortes, podem causar desmoronamentos e até mortes. Estas construções foram feitas em administrações anteriores que por questões politiqueiras, não impediram e hoje, estas construções são alvo de risco residencial, sendo um risco e um problema muito grande para atual administração, porém, se forem feitas construções habitáveis e sem risco, ninguém vai querer sair de onde está, por morarem perto do centro, e destes locais, uma parte da rua da Encosta e rua da Bica, para tanto, será necessário uma ordem judicial para que essas famílias sejam transferidas para locais seguramente habitáveis.
Cada vereador recebeu laudo de um estudo e, a partir de agora, caberá ao legislativo tomar uma providência, para evitar futuras tragédias, ou então deixar o barco correr pra ver onde irá parar, os estudos dão conta dos riscos, cabendo aos demais tomarem providencias especiais, estes estudos foram feitos através de um georeferenciamento, buscando evitar maiores problemas habitacionais em locais indevidos.
Nos discursos, Jorge Maécio, voltou a convidar a população para a “audiência pública” que se realizará nesta 6ª feira 26/02, na Câmara de vereadores, para tratar de um assunto de muita importância, que é a revitalização do rio Buranhém, que nasce em Santo Antônio de Minas e, abastece a região como rio do Peixe. A Embasa foi alvo de mais críticas, quando o vereador acabou por dizer que a CME, deverá se reunir e aprovar um projeto de lei, retirando da
Embasa o direito de captação e distribuição de águas, pois a empresa parece não estar capacitada para tal serviço, segundo o vereador, a Embasa capta a água de graça, presta um serviço de má qualidade e ainda por cima cobra caro, terminou, fazendo uma gozação, perguntando ao diretor legislativo: “Como é o nome do negócio mesmo? É manganês”?
Robson Rocha, elogiou o prefeito pelo projeto, mas disse esperar que os demais funcionários tenham o mesmo tratamento, nas questões salariais e, embora ele saiba da situação financeira e caótica em que o país, se encontra, o empenho neste sentido, está nas mãos do Sec de Administração Arnaldo Vianna desde o dia 20/01 para estudos e, ele espera que este estudo tenha um final muito feliz.
O vereador Zé Carlos, em seu pronunciamento conclamou a toda a sociedade a participar da prestação de contas no próximo dia 29/02, quando Executivo e o legislativo farão as suas prestações de contas, mostrando a todos, os valores recebidos e como estes foram gastos. Zé Carlos, diz que todos precisam participar da prestação de contas, na dúvida fazer perguntas, pra não ficar depois, criticando ou rendo dúvidas, pois Eunápolis hoje tem um prefeito honesto, excelente administrador e não merece críticas, pois as contas são da
Câmara e da prefeitura e, esta prestação de contas mostra a transparência administrativa das duas casas.
Já o vereador Jota Batista, falou das duas secretarias mais importantes do governo que é a saúde e educação, falou dos tablets que foram entregues às agentes comunitárias, e o aumento dos professores, Jota Batista, falou o governo Neto Guerrieri tem privilegiado todas as secretarias e que estas vem fazendo um excelente trabalho, líder do governo, Jota Batista vem mostrando, que o prefeito Neto trabalha em prol de toda a comunidade, com pagamentos em dia e isto define, o que é ser um governo transparente.

O novo piso salarial dos professores, para quem tem 20 hs, vai de R$ 1.611,71 até para quem 40 hs, o valor de R$ 3.223,43, acostumada a lutar pela classe, a presidente da APLB Jovita Lima, que esteve presente e, viu que, o professor municipal de Eunápolis é o profissional de ensino mais bem pago da Bahia e, recebe em dia, ou seja dentro do mês em curso, o projeto do prefeito Neto Guerrieri foi elogiado por todos os vereadores que usaram a tribuna e fizeram seus pronunciamentos, elogiando sempre a atitude do executivo, dando ciência que o professor municipal de Eunápolis nunca foi tão lembrado e valorizado como agora, desta forma a presidente da APLB fica argumentos para movimentos da classe, com o professor tendo a valorização que merece. Para a aprovação deste projeto, em caráter de urgência foram convocadas em tempo hábil 2 sessões extraordinárias.
o auditório da câmara de vereadores estava cheio (como sempre)… de cadeiras vazias.