
O rito é o mesmo, depois da chamada, da leitura da ata anterior que foi aprovada, e da leitura das matérias da pauta e da ordem do dia, veio o intervalo regimental.
No retorno, foi dada a palavra ao jovem Robson Ramos que falou sobre a Academia Brasileira de Artes e Cultura de Eunápolis, que está sendo implementada através de um trabalho seu na região.

Robson falou do trabalho que é feito por todo o Brasil, buscando inclusive uma atenção maior em torno de uma assistência social da entidade, que é feita para tentar minimizar os efeitos da violência e do abandono infantil. Para os escritores e poetas da cidade, a implantação desta academia, irá trazer novos horizontes culturais de verdade para todos, pois até agora, Eunápolis é uma cidade sem história, os antigos não viverão eternamente e, os jovens vão ficar velhos sem conhecer a cidade em que nasceram.
Depois foi a vez do sindicalista Tobias, que foi defender o requerimento 12/2-17 do vereador Querubino, que viabiliza o enquadramento dos agentes comunitário e agentes de -+., dentro da lei 1049/15. Tobias falou do assunto, que foi alvo de muitos discursos dos vereadores Jota batista e Ramos Filho em relação ao assunto.
Jota Batista falou no pequeno e grande expediente, mas destacou a ação dos agentes de

saúde e endemias, como sendo de grande valia a toda a comunidade, e que trabalham sem receber insalubridade, mas que são eles responsáveis pelo atendimento domiciliar da população. Jota Batista destacou a liberação de verbas no ano passado, e que não se pode liberar mais verbas, se a liberação anterior não tiver as devidas contas prestadas. Jota Batista é hoje um dos discursos mais destacados do legislativo, pela forma como aborda de forma direta, as deficiências do município. Destacou que se os agentes pararem um dia, a porta do HRE vai ficar interditada de tanta gente, falou da importância destes agentes e que eles precisam ser melhor cuidados.
Durante a sua fala, destacou o governo Neto Guerrieri várias vezes, principalmente quando deisse4 que no governo de Neto, os agentes tiveram uma atenção especial e foi garantido a eles, todas as benesses da lei, isto quer dizer que no mandato de Neto, os agentes não tiveram tantos problemas e os que apareceram foram resolvidos, este discurso quis dizer que Neto sempre foi mais sensível aos problemas dos agentes e, que buscou de todas as formas ajudar nesta questão, indicando que o governo do administrador Neto Guerrieri, tão cedo não será esquecido pela administração que fez, Jota Batista, destacou os mais de 200 tabletes distribuídos para melhorar e informatizar o trabalho dos agentes, depois disse que os agentes são os médicos de pés descalços da saúde eunapolitana.

Ramos Filho também não negou apoio aos agentes comunitários de saúde e de endemias, dizendo que, embora a entidade de saúde que administra, não tenha mais convenio com o SUS, para ele, são os agentes comunitários quem deveria marcar as consultas e os exames, pois são eles que vão de porta em porta, num atendimento personalizado a cada cidadão.
Como profundo conhecedor da saúde, Ramos Filho foi solidário ao apelo dos agentes e disse estar com eles em todos os sentidos, Ramos Filho não é muito de ir a tribuna, mas quando o problema é saúde, ele sempre fala com conhecimentos próprios, principalmente neste caso, quando os agentes de saúde e endemias, querem apenas o reconhecimento do enquadramento, que já é um direito adquirido, faltando apenas cumprir o que diz a lei.
Ramos Filho disse que tudo isto, é em detrimento da falta de credibilidade política, que os agentes precisam ser valorizados, pois eles é que conhecem mais de perto as urgências e as emergências, e criticou o Congresso nacional que gasta mais de 1 bilhão por ano enquanto a saúde é colocada de lado, Ramos Filho, não concorda com esta política que aí está e que o brasileiro precisar dar um jeito de mudar isto se quiser uma saúde com mais responsabilidade, competência e valorização profissional.
Na ordem do dia, o que foi colocado para votação, teve a aprovação dos vereadores e o presidente da casa, vereador Paulo Brasil convidou a todos para a próxima sessão na próxima 3ª feira 4 de setembro, pelo fato de que na, 5ª feira ser dia 7 e, tem desfile nas ruas.