Esclarecimentos
O Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis encontra-se “desativado”, isto é, sem ação que provém de seu compromisso, no que tange aos atendimentos as familias que buscam rematriculas ou informações quanto sua funcionalidade neste ano.
Por ser especialista também em língua Portuguesa , encontrei no verbo transitivo direto, a palavra que mais associa-se o CAEEDE, neste momento. Portanto desativado, segundo o dicionário é “fazer com que algo fique inativo, sem ação”.
Isso quer dizer que o CAEEDE não funcionará mais? NÃO. Em nenhum momento isso foi cogitado, até mesmo porque foi uma conquista das famílias, iniciada no governo do Prefeito Robério em sua primeira gestão.
Entretanto venho até vocês esclarecer que não houve renovação do contrato de aluguel do ponto que o mesmo estava situado, pela gestão passada. Comunicamos o fato para a atual secretária de educação, que entendeu pela desocupação do prédio.
Em cumprimento as leis que determinam que crianças e jovens com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e/ou Superdotação, no contexto escolar, o CAEEDE é um espaço para suas terapias, assistência às famílias, formações, instruções e orientações as escolas, até mesmo particulares e em outros municípios.
Dessa forma, seguindo as normas e regras de respeito hierarquicamente, o CAEEDE foi desativado , enquanto encontra-se outro lugar que de fato satisfaça suas necessidades estruturais. Convém ressaltar que sou professora concursada do Município e devidamente lotada no CAEEDE. Não tenho qualquer nomeação para dirigir tal órgão. Juntamente com a equipe de trabalho, não medimos esforços para que o Centro pudesse funcionar de forma minimamente humana, embora tenhamos sentido a falta de apoio da Administração Municipal anterior.
Espero que a partir de agora, não aja mais nada a ser esclarecido a pessoas que continuam querendo o pior para Eunápolis.
A Família/CAEEDE aguarda o pronunciamento da Professora Secretária de Educação Jovita Lima, pois a temos como referencial em defesa das minorias, como a todos nós que somos lotadas no espaço inclusivo, na certeza que avançaremos mais e mais em prol de todos que precisam ser respeitados em sua condição. Acreditamos que o Prefeito Robério não medirá esforços para transformar o CAEEDE num centro de referência de toda a região.