
Como toda sessão, o começo foi a leitura de um trecho bíblico de pois a oração do Pai Nosso, em seguida a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada, depois o diretor legislativo leu a Ordem do Dia e, em seguida o 1º secretário Arthur Dapé leu as matérias do dia, dentre elas, foi feita a leitura das contas, onde as contas da administração do ex prefeito Flávio Baioco, foi aprovada e as contas do prefeito Robério Oliveira, mais uma vez, teve a reprovação do TCM, Tribunal de Contas do Município, depois de todo trâmite ordenado por lei, as contas deverão ser submetidas a aprova ou reprovação dos vereadores, agora vai depender da referida aprovação, sendo que par aprovar as contas do Baioco, são necessários apenas 6 votos a favor, mas par aprovas as contas de Robério, ele vai precisar de 12 votos dos 17 vereadores, agora é hora de saber se os traíras vão ou não votar a favor do ex prefeito que cujas legendas e foram apoiadas por ele, mas isto será assunto par uma matéria à parte.
Nos debates, o vereador Renato Bromochenkel, a sua indicação de que o poder executivo venha modernizar o sistema de iluminação pública, utilizando como fonte a energia solar e lâmpadas de “led”, o que diminuiria os gastos, melhoraria a iluminação e que, os gastos poderiam sofrer inclusive, uma economia de até 50% nos custos.
Tiago Mota solicita a construção de uma praça com área de lazer com playground infantil, no bairro Rosa Neto, e espaço para a prática de esportes.
A vereadora Arilma Rodrigues, pedindo melhoramentos para algumas ruas do bairro Dinah Borges, já que muitos melhoramentos, tiveram obras iniciadas e não terminadas, deixando moradores insatisfeitos com as ruas onde moram.
Vereadora Carmem Lúcia, solicitando que seja feita a requalificação da praça Lourival Bezerra Maciel, no bairro Vivendas Costa Azul, onde já foram encontrados até, jacarés na lagoa ali existente, anteriormente o ex vereador Aderbal, chegou a comprar caminhões de água para aumentar o poder aquífero da referida praça, agora a vereadora Carmem Lucia, pede a requalificação da praça, onde moradores locais usam para suas caminhadas e até mesmo passeios com as crianças ali residentes.
Arthur Dapé, pede a restauração do estádio Itamarzão, como aumento de arquibancadas, e a manutenção das instalações.
Francis, pede ao poder executivo, a aquisição de uma área perto da PRF, para que seja construído a sede própria do SAMU.
Já Adriano Cardoso, pedindo a intercessão junto ao DNIT, a construção de um viaduto sobre a BR 101, para melhorar o tráfego entre a rua Ana Neri e a rua sete de setembro, a saber que este projeto já existe há muitos anos, porém so para lembrar, já teve uma passarela e um túnel e nenhuma das duas coisas não serviram pra nada, a passarela foi desmontada e o túnel fechado, ou seja, tentar ressuscitar defunto morto é trabalho inútil, Eunápolis tem coisas muito mais interessantes para fazer e ninguém percebe.
O presidente da CME, Jorge Maécio, pediu 1 minuto de silêncio, para todos os falecidos pelo Covid 19 em Eunápolis e, este momento de reflexão, foi feito em nome do ex funcionário da SESAB, JOSE CARLOS, falecido recentremente pela doença e, que causou em toda a sociedade, grande comoção pela pessoa, pela amizade que tinha a todos e de todos.
Porém uma coisa chamou a atenção da reportagem do rota51.com é que o Pr. Bromochenkel, fez uma indicação, a se comentar, senão vejamos: Pr. Renato ao falar sobre o projeto de “organização do executivo”, ele fez uma série de objecções em relação ao que estrava descrito, chegando a pedir vistas sobre o projeto, porque encontrou nele uma série de discrepâncias, e que era necessário de tempo para um estudo mais aprofundado, já que o projeto tem 93 páginas e o tempo de leitura foi muito pouco. Porém depois de uma explicação mais ampla ele acabou votando a favor, tendo em vista que, uma demora maior em votar e aprovar a reforma, poderia continuar engessando o governo da prefeita Cordélia Torres. Ao final da conversa, tudo ficou resolvido e a proposta de estrutura organizacional administrativa foi aprovada em duas sessões extraordinária.
Por outro lado o Pr. Renato, apresenta um projeto de lei que se for aprovado, poderá tornar como “atividade essencial”, em período de calamidade pública como a que o país está passando agora, as igrejas e os templos de qualquer etiologia religiosa, no município de Eunápolis. Porém o Pr. Renato, vai enfrentar uma maratona de estudos jurídicos, pois se o projeto dele passar pela câmara, a procuradoria do município terá de fazer um estudo minucioso, para a sanção da prefeita, e se passar por lá, este projeto, como disse o próprio Pr. Renato, uma lei menos não pode sobrepor a uma lei maior, e mesmo que a lei dele seja aprovada, se o governador ou o chefe da nação, mandar fechar tudo, as igrejas também fecharão, ou seja, as igrejas terão de obedecer a lei maior, e ao que parece, o projeto do Pr. Renato, visa privilegiar a sua própria denominação religiosa, já que até o Bispo D. José Edson, já determinou que as igrejas obedeçam religiosamente as determinações superiores.
As indicações apresentadas foram todas aprovadas, exceto a do vereador Gildair que apresenta uma indicação e, falta à sessão, e desta forma, ela não pode ser votada.
Nesta foto, a vereadora Carmem Lúcia Gerino Maciel que construiu o anexo da Câmara e os atuais 17 gabinetes, quando exerceu a função de presidente do legislativo municipal e ao seu lado o ex vereador Amós Bispo Pereira, que quando foi presidente do legislativo construiu a câmara municipal, acabando com as constantes mudanças de prédios alugados ao legislativo, uma foto histórica, de quem ajudou a fazer a história legislativa de Eunápolis.
Outra sessão, na 5ª feira próxima dia 04 de março, às 08h30m na sede da CME, av Artulino Ribeiro, bairro Dinah Borges.