Uma vala aberta, formando um “córrego de esgoto” é o estopim para protesto.
Os moradores do bairro colonial via whatsapp chamaram a atenção do site ROTA 51, para cobrar do poder executivo e legislativo municipal melhorias para o bairro, vale ressaltar que o colonial é considerado BAIRRO NOBRE, porem os moradores locais estão procurando até o momento a tal “Nobreza” porem o que encontram, é: MATAGAL, ESGOTO A CÉU ABERTO, CAVALOS TRANSITANDO LIVREMENTE EM ÁREA URBANA, MAU CHEIRO, E RUAS INTRANSITAVEIS, e quando chove então… Torna-se um caos.
Diversos vereadores, já estiveram no local com infindáveis promessas de realização de projetos e indicações para a melhoria do bairro, mas até hoje foram apenas falácias, talvez alguns tenham até a boa vontade de fazer indicações e obter melhorias para essa localidade, porem sem sucesso, o poder dos mesmos é limitado se não houver iniciativa da prefeitura em executar os projetos e indicações.
Só que infelizmente a população está sendo a maior prejudicada nisso tudo, pois enquanto o tempo passa, gestores mudam, vereadores trocam de cadeira, o bairro vai ficando cada vez pior, como se não bastasse uma promessa de asfaltamento da estrada da colônia, tese que não se sustenta se pararmos para raciocinar que essa BR é trecho da BR 101, ou seja, é uma RODOVIA FEDERAL, dessa maneira foge ao poder publico municipal a realização desta obra, ficando assim a pergunta: Porque enganar os moradores, prometendo o que não se pode cumprir?
O matagal se tornou um problema que não apenas compromete a estética do bairro, porem também a saúde dos moradores, além da segurança, pois o matagal se tornou refugio para bandidos em fuga da policia, e também prejudica no combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor do vírus Zika, Dengue e Chikungunya, haja vista que no local existe uma espécie de esgoto a céu aberto e muito lixo espalhado, lugar perfeito para o mosquito se reproduzir e eclodir os ovos gerando as larvas que posteriormente serão novos mosquitos. Aumentando consideravelmente os casos de Dengue e doenças causadas pelo mesmo.
Cavalos nas ruas também é um transtorno para os moradores, pois, em período noturno é difícil notar a presença dos animais na pista causando acidentes que a depender da colisão podem ser fatais. Claro que este problema não é apenas da prefeitura, por meio dessa reportagem queremos chamar atenção também aos proprietários destes animais, que os coloquem em espaços adequados onde possam transitar livremente, porem sem trazer riscos a população, e nem a si mesmos, tendo em vista que um acidente envolvendo animais deste porte, também pode leva-los a óbito, e o pior, o pobre animal fica agonizando por vários dias, com as patas quebradas, sendo devorados vivos por roedores e larvas.
— Sabemos que o problema já vem desde gestões anteriores, mas tivemos que cobrar para não convivermos com isso para sempre —, desabafa uma moradora local.
Muito se fala em humanização da saúde, porem entende-se que isso não é, ou pelo menos não deveriam ser medidas corretivas, mas também medidas PREVENTIVAS, isso inclui cuidar melhor dos bairros locais, e proporcionar aos moradores uma melhor qualidade de vida, pois todos estamos cônscios dos impostos e arrecadações fiscais que estamos submetidos, porem que possam fazer valer esse dinheiro que impreterivelmente é coletado em prol de uma Eunápolis melhor.
Este é o apelo dos moradores, chega de falácias, é hora de AGIR.
O importante mesmo é pensar no pedrão 2018.
O resto é conversa. A boa política do pão e circo.
Moro no bairro e sofro com poeira e lama e pior ainda para os que moram de frente para a rua da colonia, triste demais essa situação, matéria excelente, parabéns ficou ótima a descrição de tudo que sofremos aqui.