Um dos pontos principais da educação moderna, e que muitos não acompanham, até mesmo por falta de conhecimento, tem sido o acolhimento de crianças em situação “especial” e que precisam, necessitam e são carentes de um acompanhamento especial desde a sua casa até a escola.
Uma criança com síndrome de “down”, antigamente, há muitos anos atrás, eram conhecidas por muitos leigos “doidos”, com o passar dos tempos, a ciência foi mudando este conceito e, hoje, este tipo de criança, tem um acompanhamento especial, como no caso em Eunápolis, a APAE e o CAEDE, com sua equipe altamente especializada, cuida de orientar pais e familiares, em relação a crianças portadoras de alguma deficiência, principalmente em casos de fonoaudiologia, sendo este, um dos temas deste curso de aperfeiçoamento, que é ministrado para professoras, para que estes, possam saber identificar, casos especiais em crianças ainda em formação pessoal.
Este curso de formação continuada AEE, do CAEEDE, que é o Atendimento à Educação Especializada, mostra de forma simples, porém objetiva, de como identificar esta situação, de quando uma criança, tem suas dificuldades e os adultos só percebem, muito tempo depois, e um tratamento imediato, poderia muito bem, amenizar uma situação muito especial. Hoje por exempo0lo uma menina-moça engravida e por qualquer questão tem problemas de gestação ou parto, isto por falta de experiencia, advindo daí, algo não muito agradável, é por isto, que o acompanhamento é muito importante antes e depois do parto, pois somente, algum tempo depois é que um problema pode ser detectado, para tanto especialistas, estão de prontidão, para um apoio emergencial, na condução de crianças, com necessidades especiais.
A reportagem do rota51.com ouviu a prof.ª Cristina Lacerda e a Dra. Joana, fonoaudióloga, que falam abertamente de situação especiais e onde procurar ajuda.