Aconteceu na noite desta 4ª feira 19/03, no CETEP, lançamento do projeto “OAB vai á escola” ação esta que foi lançada tão logo o advogado Dr. Alex Ornelas assumiu a presidência da OAB Eunápolis.
Na região, Eunápolis foi a primeira cidade a adotar o programa e realmente buscar as escolas para um ensinamento objetivo do projeto. Uma equipe de advogados foi escolhida para que op projeto tivesse a sustentação desejada e com índices de aproveitamento excepcional, e foi o que aconteceu.
Várias escolas foram visitadas e depois Itapebi, Itabela, Guaratinga foram as próximas cidades a verem no projeto, uma ação cidadã e, por isto, para 2017, existem novas perspectivas de programa ter mais sucesso ainda e na esperança de que outras OAB’s, adotem o programa e lancem nas escolas o mesmo projeto.
Nesta 4ª feira falaram sobre o projeto, o presidente da OAB Dr, Alex Ornelas que abriu o evento, falando da importância deste programa, por ser de extrema importância para todos. O professor Leonardo Lopes foi outro que como professor de direito, com todo seu conhecimento, falou aos presentes, o que é ter conhecimento deste programa e da importância do mesmo. A profª. Andrea Macário represetando a Sec de Educação e esportes, em breves palavras traçou comentários colocando a secretaria em total acordo com o programa, muito ligada ao setor educacional a profª Geisa Varjão, pessoa amplamente ligada ao ensino, disse que nada é mais importante, do que o conhecimento da cada um dentro dos eu propósito de cidadania.
Depois o palestrante da noite, Dr. Josimar Cardoso, representante da comissão dos direitos humanos da OAB, falou da cidadania e citou vários exemplos, a começar pela Constituição Federal, e em sua explanação disse que para ser cidadão, é preciso conhecer os direitos, mas também se ater aos seus deveres, As exigências são as mesmas, o que o cidadão exige, a lei também lhe dá o direto de ser exigido e defendeu que a CF, deveria se tornar matéria obrigatória nas escolas de acordo com a idade do aluno, na realidade seria a volta das matérias “moral e cívica” e depois OSPB Organização social político brasileira. Dr. Josimar falou que o Brasil tem muitas leis e a toda hora mais uma lei é feita, o que tornar ainda mais difícil de serem cumpridas e citou os Estados Unidos com uma constituição pequena, altamente respeitada e com mais de 200 anos de existência e com pouquíssimas modificações.
Dr. Josimar, depois de sua palestra, colocou para o público presente, uma boa parte de alunos e outra parte de pessoas interessadas no assunto como professoras e diretoras de escola, uma plateia de aproximadamente 200 pessoas, esteve presente e atenta a tudo que foi falado, inclusive com a participação do público. De acordo com o apresentador do evento Dr. Leandro Sampaio, este programa deverá ser levado primeiramente às escolas municipais e às escolas estaduais, pois na realidade o brasileiro, por falta de conhecimento, se atenta mais aos seus direitos do que aos seus deveres, e é nesta horta que a OAB faz muito bem o seu dever de casa, com a intenção de formar futuros cidadãos, para um país muito melhor.