Polícia Civil prende homem suspeito de manter companheira idosa em cárcere privado e provocar sua morte em Jaguaquara
O homem de 50 anos foi localizado em um bar após denúncias de violência física, sexual, psicológica e apropriação de benefício previdenciário da vítima de 71 anos
A Polícia Civil da Bahia prendeu, neste sábado (20), um homem de 50 anos, acusado de manter sua companheira, Maria Rosa Santos, 71 anos, em situação de cárcere privado, maus-tratos e violência física e sexual. A idosa, encontrada em estado grave no dia anterior, não resistiu e faleceu neste sábado, no Hospital Municipal de Jaguaquara.
De acordo com as investigações, o suspeito impedia a vítima de manter contato com familiares e se apropriava do benefício da aposentadoria da idosa. Testemunhas relataram que Maria Rosa vivia em condições insalubres, debilitada, sem acesso a cuidados médicos e submetida a agressões constantes.
Na sexta-feira (19), equipes da Polícia Civil e do SAMU foram acionadas após denúncia de populares e encontraram a vítima acamada, em estado crítico, com lesões infeccionadas, desnutrição, desidratação e sinais de negligência prolongada. O imóvel apresentava sujeira acumulada, forte odor e ausência de condições mínimas de higiene.
Com a confirmação do óbito, a Polícia Civil, por meio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e da Delegacia Territorial de Jaguaquara, intensificou as diligências e localizou o suspeito em um bar da cidade, consumindo bebidas alcoólicas. Ele foi preso em flagrante e autuado por lesão corporal seguida de morte, maus-tratos, cárcere privado, estupro de vulnerável e apropriação de proventos de idoso, com representação pela prisão preventiva.
Polícia Civil prende líder de grupo criminoso em Monte Gordo, no município de Camaçari
O homem é acusado de homicídio, sequestro e tortura
A Polícia Civil da Bahia, por meio da 33ª Delegacia Territorial de Monte Gordo, prendeu, no sábado (20), um homem de 19 anos, apontado como líder de um grupo criminoso com atuação no litoral norte do estado. O indivíduo era alvo de um mandado de prisão preventiva emitido pela Vara do Júri e Execuções Penais de Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
De acordo com as investigações, ele é suspeito de envolvimento no homicídio de um homem de 24 anos, ocorrido em 7 de maio de 2024, no distrito de Monte Gordo. A vítima, que estava com as mãos amarradas e apresentava perfurações de arma de fogo, foi identificada como Alexsandro Santos Silva. O trabalho das equipes de investigação também apontou o preso como suspeito de envolvimento no sequestro e tortura de um empresário em 2023.
Andrei Sansil / Ascom-PCBA
Pedro Moraes / Ascom-PCBA
Comunicação e fotos : ASCOM PCBA
22.09.2025