
Uma das mentes mais brilhantes do teatro brasileiro, Gianfrancesco Guarnieri, escreveu uma peça chamada “Um grito parado no ar”, a peça tem muitos anos, mas parece que é atualíssima. Assim é a Câmara Municipal de Eunápolis.
Na sessão desta 3ª feira, antecipada por causa do feriado duplo desta semana, A sessão não demorou muito, primeiro houve o rito normal, a chamada, leitura da ata da sessão anterior e as matérias da pauta, lidas pelo Diretor legislativo Milton Guerreiro, foi lida a Ordem do Dia pelo secretário Vavá da farmácia e, logo em seguida o intervalo regimental.

No retorno aos trabalhos, o presidente da Civis Municipais, GCMs, que o projeto de lei nº 11/2017, que concederia aos mesmos, o aumento de 7,64%, não poderia ser votado nesta sessão em duas sessões, por que não foi feito a convocação anterior, como preceitua o Regimento Interno, mas que a convocação estaria sendo feita, e na 5ª feira que vem o aumento será votado, acertou o presidente atendendo a uma norma da casa, mas errou o vereador Xinha, que também é GCM e que como vereador não vem cuidando dos interesses da classe como deveria, a saber que este projeto de lei é do Executivo. O discurso de Xinha sobre o assunto foi muito fraco, ele mal conseguiu dizer que hoje 10/10 e o dia internacional da GCM.

Já o vereador Jota Batista, fez um discurso memorável, ele ilustrou que um pequeno delito aumenta por falta de cuidados, um pequeno meliante só cresce por falta de punição, ao falar sobre segurança, Jota Batista disse que é preciso que haja um cuidado desde cedo, para que o que, é pequeno hoje, não se torne um gigante amanhã e, que depois não adianta colocar tanques de guerra mas ruas por que o crime já tomou conta de tudo, está com proporções enormes, e que o seu projeto de nº10/2017, vem dar aos GCMs, uma nova nomenclatura, ou seja, a partir desta sessão eles serão chamados de “Policia Municipal”, farão parte da segurança municipal e deverão ser respeitados por isto. A aprovação deste projeto vem de encontro a uma data que está sendo comemorada neste 10/10, que é o Dia Internacional da Guarda Municipal, mas que agora são policiais municipais. Projeto aprovado, agora só resta o prefeito dar aos novos policiais municipais o aumento que eles merecem, insalubridade e os ajustes adicionais se houver, para os novos policiais. Jota Batista, nesta sessão foi “Um grito parado no ar” mas que ecoou por toda a sociedade, dando aos antigos GCMs mais dignidade. Agora só falta o prefeito dar a eles, condições de trabalho, carros, novos equipamentos, e coloca-los para prestar o serviço que a eles compete.

No mais ninguém falou mais nada, somente ajudaram a aprovar todos os projetos e indicações aptos a serem votados, por outro lado já está na mesa do presidente e nos gabinetes, o Orçamento para 2018 para ser votado até o final do ano, ainda está em fase de discussão, recebendo emendas, principalmente do vereador Ramos Filho, que já tem alguns adeptos, e pelo que se sabe, Ramos Filho acha que tem dinheiro demais pra pouco panetone.

Depois de encerrada a sessão, Jota Batista, recebeu o carinho dos policiais municipais, em uma foto coletiva, e segundo o legislador, na semana que v em a luta é para aprovar o aumento que os novos policiais precisam e merecem, o prefeito já deveria ter enviado este projeto há muito tempo, como fez com outras categorias, se é por falta de dinheiro, é só enxugar a máquina, demitindo os empregos dos vereadores, que dão emprego em troca de promessa e depois fica com o orçamento apertado, o rota51.com, vai tentar descobrir quem é o vereador “Agencia de emprego” que só no regional segundo informações tem mais de 20 e por aí vai, a lista o rota já tem, agora é só descobrir quem são, e tem mais, tem empregados de vereadores que nunca trabalharam na prefeitura e, que agora estão cantando de felicidade.