
O fato de conhecermos a verdade, é o suficiente para sermos livres. Porque isto é desta forma, simples assim. Quando você se livra de algumas amarras, tanto em valores morais, quanto espirituais, a sensação de liberdade é evidente. A temeridade desaparece, o receio passa a não incomodar, a certeza te dá garantia de acerto constante, e sua caminhada é como o carro com as rodas livres numa planície íngreme, deslizando suavemente e ao motorista só cabe controlar a direção.
Ciente da verdade, sua mente está livre para criar e cuidar de outros fatores importantes na condução da sua vida.
Jesus Cristo disse: “conheça a verdade e a verdade vos libertará” Ele não se referiu a uma verdade única. Ele se referiu à verdade existente naquilo que é exato correto e necessário. As coisas são da forma que são. Tudo já está criado. Não há o que inventar. Há sim, o que se descobrir ou conhecer e só através de informações seguras, normalmente escritas em livros, este conhecimento poderá ser retirado e com ele o vislumbrar da verdade.
Precisamos antes de tudo conhecer a palavra verdade e seu significado. Segundo o dicionário, trata-se de substantivo feminino, propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade. “a v. de uma afirmação” p.ext. coisa, fato ou evento real. Segundo definição na Wikipédia, a enciclopédia livre, a palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abrangiam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, “a verdade” pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões a cerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.
Veja que em nenhum momento se entendi que a especificação da verdade denota um ponto único e objetivo na questão de sua qualificação. Tudo que está de acordo com o seu significado ora descrito, se concebe como verdade e a maior delas diz: só existe Deus e o que vem de Deus. Quando se afirma que Deus está em todas as coisas, não atende ao conceito de verdade. A verdade é: Todas as coisas estão em Deus, já que Deus é o todo de tudo.