Os Cavaleiros Templários são uma organização internacional filantrópica afiliada à Maçonaria, mais especificamente ao Rito de York. Diferentemente dos graus iniciais conferidos em uma Loja Maçônica tradicional, onde apenas se exige a crença em um Ser Supremo – independentemente da filiação religiosa – os Cavaleiros Templários compõem uma das várias ordens maçônicas em que a adesão é restrita apenas a maçons já iniciados e que professem a crença na religião cristã, este processo se dá o nome de norma cruzada.
O título completo desta ordem é “The United Religious, Military and Masonic Orders of the Temple and of St John of Jerusalem, Palestine, Rhodes and Malta” (As Unidas Ordens Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta).
Um pouco de história milenar para quem não sabe a sua origem e nem o seu propósito, mas existe e, desde que o mundo é mundo a maçonaria, tem agregado todos os irmãos de sua ordem.
E nesta 4ª feira, 16/08, a “loja Maçônica 5 de novembro”, completou 50 anos, meio século de vida e atividades na sociedade eunapolitana.
Para esta comemoração, vieram irmão de várias cidades, como o Dr. Edilson Favarato, que veio do Espírito Santos e outros de outras localidades para participarem desta festa, para a ocasião o Grão Mestre Dr. Alex Ornelas, recebeu a todos os demais confrades, suas respectivas esposas, para esta grande comemoração, o rota51.com esteve presente desde a inauguração do monumento, implantado na confluência das BRs 101 e 367, como um marco deste meio século de atividades especiais.