De acordo com os discursos proferidos pelos representantes dos sem terra, pertencentes ao MST, o prefeito Neto Guerriere fica no poder pelo tempo que ele quiser, os elogios rasgados e por sinal muito sinceros, isto foi o que todos deixaram transparecer ao falara da construção da Escola Municipal Estrela do Che.
Segundo a coordenadora do acampamento, o coordenador do MST Preto, a Coordenadora escolar do acampamento, o pedido para a construção de uma escola foi feito há muito tempo, desde a administração Robério Oliveira, os pedidos foram feitos, tudo que foi solicitado em termos de documentação foi feito, e os pedidos entraram por um ouvido e saíram pelo outro, ou seja, o ex-gestor não deu a mínima atenção para a educação das crianças no local, mas segundo Valmir Assunção, depois de eleito e antes de tomar posse, e já com a eleição ganha, Neto Guerrieri foi até o assentamento e prometeu a construção da escola “E hoje estamos inaugurando uma promessa feita por um prefeito de palavra”.
Valmir Assunção, praticamente decretou a continuidade da administração Neto Guerrieri, dizendo que se depender do MST Neto parte para uma reeleição pronta, pois é um prefeito “honesto, digno, trabalhador e que merece muito respeito”, Valmir Assunção falou dos projetos educacionais e, que no século XXI não se admite mais um analfabeto, reiterou que ele filho de familia pobre, estudou até a 8ª série, e hoje quem estuda até a 8ª série é um analfabeto, pois as oportunidades de cursos superiores é muito grande e, que o estudo para os “sem terrinha” é uma obrigação, e esta premissa passa pelo prefeito Neto Guerrieri, por outro lado, o Deputado Federal em seu 2º mandato, em uma parte do seu discurso, deu uma beliscada na orelha de Jota Batista, quando este em uma emissora de rádio chamou os sem terra de vagabundos e outros adjetivos, mas que agora ele estava amigavelmente mostrando que os sem terra são pessoas que querem trabalhar e a escola é o complemento de tudo isto.
Neto Guerriere em seu discurso reiterou o apoio do seu governo com todos os setores e disse que o setor educacional é um dos mais importantes e que ele, e todo seu secretariado estará atento às necessidades educacionais de todo os segmentos da sociedade afetos ao seu governo. Neto Guerrieri por outro lado, atendeu a mais um pedido de Preto, e disse que dentro em breve estará assinando a ordem de serviço que é a perfuração de um poço artesiano nas proximidades da escola e, disse que para tanto estará esperando a presença do Deputado Valmir Assunção. Outra Secretária que era muito esperada foi a secretária de Educação a profª Adail brito, mas que por motivos pessoais teve que enviar a sua representante que disse que a secretaria estará a disposição de todo setor escolar municipal e, que o pacto pela educação é um dos principais pontos administrativos do prefeito Neto Guerrieri.
O coordenado geral do MST Evanildo Costa, em seu discurso foi ainda mais contundente, quando falou sobre os pedidos de construção de uma escola no local, das solicitações anteriores e do atendimento pelo prefeito Neto Guerrieri, não mediu palavras nem em críticas e nem em elogios e, deixou claro que os sem terra, merecem mais respeito e que são todos brasileiros e com direitos iguais aos demais tanto em terras para o trabalho e sustento quando no setor escolar.
Outro representante de movimentos sociais que teve um encontro produtivo com o deputado Valmir Assunção, foi o representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Natanael Braga, Natanael representa a FETAG Federação dos Trabalhadores na Agricultura. Escolhido pelos companheiros, Junior Bahia, discursou em nome de todos os demais secretários, e ao falar para todos, teve a oportunidade de falar sobre o PAA Programa Federal de aquisição de Alimentos que pós a sua aquisição, todos os alimentos oriundos da agricultura familiar são distribuídos para entidades carentes, a saber que esta secretaria tem o maior apoio do prefeito Neto Guerrieri pelo trabalho transparente ali realizado.
Neto Guerrieri disse que a construção da referida escola foi feita com recursos exclusivos da prefeitura e foi da ordem de R$267.000,00, e que mais obras virão dentro do seu período de governo. Para esta inauguração estiveram presentes, a Secretária de Promoção da Racial Vera Lucia, o Coordenador geral do MST Evanildo Costa, o coordenador regional Preto, os secretários municipais José Carlos da Infra Estrutura, Junior Bahia da Agricultura, o chefe de Gabinete Rafael Oliveira, Fábio Baioco, o representante do INCRA, sendo que na oportunidade foi entregue á coordenadora do acampamento, um trator para os agricultores emenda feita pelo deputado federal Valmir Assunção.
Porém uma coisa passou despercebida, mas que não pode ser esquecida nunca, a construção de uma escola no referido acampamento e um, posto de saúde, ambos os pedidos foram feitos pelo Vereador e médico Dr. João Lopes, a saber que há muito tempo, Dr. João Lopes sempre vai ao acampamento e realiza consultas, revisão de exames e encaminhamentos, e por ter sentido a necessidade de uma escola e de um posto médico, é que ele apresentou as duas indicações e que ja estão sendo atendidas pelo Neto Guerrieri, embora não estivesse presente, ele se fez representar por seus assessores que se fazem presentes em todos os eventos que envolve o nome do vereador e médico montesclarense Dr. João Lopes. Dentre os vereadores presentes destacou se a presença o vereador Robson Rocha em mais este evento municipal.
[nggallery id=864]